ENCERRADAS

FATO GATO, de Ana dias Batista e João Loureiro

Obra site specific concebida por Ana Dias Batista e João Loureiro, que se interessaram pelo cotidiano do local, identificando pontos de interação, entre eles a presença de uma população de gatos no território. A instalação promove um diálogo com o sítio histórico, tecendo pontes entre a sua memória de ocupação artística e o público visitante, abordando questões da arte contemporânea. Os artistas se utilizaram da área externa da Capela para cultivar erva-dos-gatos e também instalaram um arranhador — para uso dos felinos — no teto da edificação.

Saiba mais FATO GATO, de Ana dias Batista e João Loureiro

Museu de Rua: Perus

Dividida em quatro temas — Trabalho, Lazer, Bairro e Atuação Feminina —, a mostra, além de compilar imagens principalmente de “Perus Antigo”, visa trazer à tona lembranças tanto coletivas como individuais dos seus moradores e busca evitar o apagamento dessas memórias.

A iniciativa é uma parceria entre o Museu da Cidade de São Paulo e o Centro de Memória Queixadas Sebastião Silva de Souza e contempla um projeto que realiza exposições ao ar livre nas ruas da capital paulista: o projeto Museu de Rua.

Saiba mais Museu de Rua: Perus

Visão, de Rejane Cantoni

Obra site specific imersiva e interativa que se propõe a enquadrar e distorcer a percepção que o visitante tem da Capela do Morumbi. Do lado dentro, escuro total; do lado de fora, é composta de uma superfície de espelhos inclinados que refletem o céu. A instalação tem a função de provocar uma experiência visual de adaptação ao escuro. VISÃO reconfigura a capela em dispositivo que reflete o entorno, o firmamento, e convida à interiorização do fenômeno visual.

Saiba mais Visão, de Rejane Cantoni

Amefrikah, de Ramo

A mostra evidencia reflexões relacionadas aos debates e caminhos dos movimentos negros e busca criar visualidades em torno de símbolos de lutas e conhecimentos referenciados a eles, no Brasil, nas Américas e na África, segundo a pesquisadora Luciara Ribeiro.

Saiba mais Amefrikah, de Ramo

Exposição Memória da Resistência

Com curadoria de Alecsandra Matias, a mostra está sendo exibida em quatro unidades do Museu da Cidade de São Paulo (Solar da Marquesa de Santos, Casa da Imagem, Casa do Tatuapé e Casa do Bandeirante). A exposição aborda temas que contemplam os caminhos abertos para as manifestações identitárias dos povos originários, dos negros, das mulheres, da comunidade LGBTQIA+ e para a defesa dos direitos ambientais.

Saiba mais Exposição Memória da Resistência

Artacho Jurado, arquiteto?

A exposição “Artacho Jurado, arquiteto?” traz ao público um balanço da significativa contribuição deste controverso profissional autodidata, mostrando sua importância na história da arquitetura da cidade de São Paulo, além de estimular o visitante a responder a indagação que motiva a mostra.

Saiba mais Artacho Jurado, arquiteto?

CO YBY ORE RETAMA

CO YBY ORE RETAMA, de Andrey Zignnatto, exposição em cartaz no Solar da Marquesa de Santos, local onde foi Inhapuambaçu, aldeia Tupinaky’ia, representa o retorno de um Tibiriçá ao lar original de sua família. As obras da mostra podem ser consideradas um meio de demarcação indígena tanto de seu espaço físico como do circuito das artes visuais, do território subjetivo da arte e do imaginário de cada visitante.

Saiba mais CO YBY ORE RETAMA

2720. Viva Maria, de Lívia Aquino

“Canalha” foi a palavra costurada numa bandeira exposta por Waldemar Cordeiro na Bienal de Artes da Bahia, em 1966. A obra foi revisitada por Lívia Aquino na instalação “2720. Viva Maria”. A artista propõe uma ação: costurar 2720 bandeiras coletivamente para cobrir a empena do prédio anexo ao Congresso Nacional, em Brasília, com a palavra passando do singular para o plural.

Saiba mais 2720. Viva Maria, de Lívia Aquino

Ozi Stencil – 35 anos de Street Art

Composta de obras de diversos períodos, estudos, desenhos, cadernos de criação, etc., além de uma área biográfica, a mostra faz uma retrospectiva da trajetória profissional de Ozi, cuja biografia se mistura com a história da Street Art brasileira, e reconhece a dimensão de sua arte, que segue em plena atividade no meio com o qual ele mais se identifica: a rua.

Saiba mais Ozi Stencil – 35 anos de Street Art

Sursum Corda, de Carlos Uchôa

A expressão latina Sursum corda, que significa elevai vossos corações ou corações ao alto, emitida no início de uma missa, serve de título para a instalação que une arte e espiritualidade, em cartaz na Capela do Morumbi. A obra, de autoria de Carlos Uchôa, dialoga com a arquitetura do espaço e reforça o programa curatorial da Capela.

Saiba mais Sursum Corda, de Carlos Uchôa

Exposição “Infâncias em São Paulo”

A partir dos acervos do Museu da Cidade de São Paulo e de outros museus e arquivos públicos e privados, a exposição apresenta um percurso por diversos temas e períodos da história das infâncias na cidade de São Paulo. Infâncias, no plural, reconhecendo as diversidades social, econômica e cultural registradas em fotografias, brinquedos e outros objetos e documentos dos séculos 19 e 20. A mostra está em exibição em cinco Unidades do MCSP.

Saiba mais Exposição “Infâncias em São Paulo”

Exposição “Solar, o sobrado nº 3 da Rua do Carmo”

Mostra sobre o Solar da Marquesa de Santos, que abriga, desde 1992, a sede do MCSP. A exposição exibe aspectos históricos do imóvel, além de apresentá-lo como um documento arqueológico e arquitetônico de São Paulo, por meio de objetos encontrados nas escavações arqueológicas da década de 1980 e, mais recentemente, nas prospecções de 2008 e 2010.

Saiba mais Exposição “Solar, o sobrado nº 3 da Rua do Carmo”

Exposição Giulio Rosso, na Casa Modernista | Museu da Cidade

A exposição Giulio Rosso, em cartaz na Casa Modernista, foi prorrogada até dia 15 de agosto. A mostra, que reúne documentação pertencente ao arquivo pessoal desse artista-decorador – devidamente conservada por seus familiares –, revela como ele transitou por múltiplas linguagens – do mobiliário à ilustração – e apresenta obras e reproduções que ilustram sua criatividade.

Saiba mais Exposição Giulio Rosso, na Casa Modernista | Museu da Cidade