Plano Museológico

O Plano Museológico é um instrumento de gestão que apresenta o perfil institucional, as vinculações administrativas e as responsabilidades, por meio da definição de linhas de atuação estruturadas a partir da identificação da vocação museológica da instituição. 

O Museu da Cidade de São Paulo durante o ano de 2020, a partir de um trabalho coletivo e cooperativo, desenvolveu seu planejamento museológico com validade para os cinco anos subsequentes, atendendo as premissas acima, mas visando também analisar e fornecer subsídios para o desenvolvimento equilibrado das atividades de preservação, pesquisa e comunicação das referências patrimoniais do MCSP.

Nesta perspectiva o grupo de trabalho criado para elaboração do Plano Museológico do MCSP, instituído por meio da Portaria da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) nº 275/2019, após amplo debate definiu que contribuição deste planejamento para o Museu da Cidade de São Paulo reside no entrelaçamento de alguns fatores: 

  1. elaboração do diagnóstico museológico, entendido como a primeira etapa para se pensar ou repensar um museu. Constitui-se de levantamentos e análise de dados através de reuniões com a equipe da instituição, pesquisas documental, bibliográfica, dos acervos, de público, etc; 
  1. identificação da essência da vocação do museu (identidade) e de seus respectivos compromissos públicos; 
  1. redefinição de sua missão, de seus objetivos, de seus valores e de sua visão – buscando o alinhamento com as perspectivas contemporâneas da Museologia e vinculação com a sua respectiva categoria de instituição museológica;
  1. diretrizes para estruturação de linhas programáticas com ênfase para as atividades referentes aos procedimentos de pesquisa, salvaguarda e comunicação, mas reconhecendo a relevância das atividades-meio para a consecução das responsabilidades institucionais. Tais diretrizes permitirão o futuro desenvolvimento de projetos visando ao atendimento das necessidades apontadas no diagnóstico do Plano;
  1. diretrizes para o monitoramento e avaliação deste documento pela equipe do Museu da Cidade de São Paulo durante a vigência deste plano (cinco anos), a partir de sua publicação. É desejável que, periodicamente, o conteúdo deste Plano Museológico seja alvo de estudo e avaliação para possíveis ajustes.

Com o Plano, as atividades do MCSP estarão amparadas nas normativas recomendadas pelas instâncias reguladoras do campo museal nacional e internacional. Representa também um passo importante no processo de institucionalização definitiva do Museu, oferecendo subsídios para que sua estrutura seja consolidada.

Clique aqui e conheça o Plano Museológico do Museu da Cidade de São Paulo para o período compreendido entre os anos de 2021 até 2026.