Ozi Stencil – 35 anos de Street Art

Os muros da cidade nas paredes do museu

Ozi é uma das principais referências do graffiti paulistano, desde quando essa linguagem artística despontou na cidade em meados dos anos 1980. O artista continua produzindo até hoje, especialmente nas quebradas da periferia onde o seu desenho e tintas suavizam o cotidiano e o olhar, além de provocar reflexão e identificação.

O graffiti tornou-se parte integrante da paisagem paulistana, tendo sido impulsionado a partir da vigência da Lei Cidade Limpa, que nos últimos anos teve o efeito positivo de proporcionar maior destaque a essa expressão, possibilitando sua expansão dos muros para as empenas cegas dos edifícios.

Com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, a exposição apresenta um importante recorte da história da Street Art brasileira, sobretudo na aplicação da técnica do estêncil. São mais de 100 trabalhos, em variados suportes – tais como tapumes, telas, madeiras, metais, objetos de uso doméstico e latas de spray – utilizados pelo artista em sua trajetória desde a década de 1980. Ocupando todos os espaços da Chácara Lane, a mostra também inclui documentos, registros fotográficos, documentários, estudos e obras inéditas.

Ao abrigar a exposição “Ozi Stencil – 35 anos de Street Art”, o Museu da Cidade de São Paulo acolhe a linguagem dos muros, em coerência com a sua missão de tomar a própria cidade e seu território como acervo operacional. Sob esse aspecto, comemorar mais de três décadas de produção do artista urbano, nos permite também observar o dinamismo histórico da cidade, de sua sociedade e cultura, e do desfrute do imaginário das ruas.

Marcos Cartum
Diretor
Departamento dos Museus Municipais
Museu da Cidade de São Paulo

Ozi Stencil – 35 anos de Street Art
Curadoria: Marco Antonio Teobaldo

Chácara Lane | Museu da Cidade de São Paulo
R. da Consolação, 1024 – Consolação – São Paulo – SP (próximo à estação Mackenzie do metrô)

21 de agosto de 2021 a 19 de setembro de 2021
Terça a sexta, das 10h às 16h.
Sábados e Domingos, das 10h às 17h.
Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento ou retirada de ingresso.
Serviço educativo disponível.

Intérprete em libras disponível, com agendamento prévio a partir do e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com

©Marco Antonio Teobaldo, 2021.