MISSÃO, VISÃO E VALORES

CONCEITO GERADOR

O Museu da Cidade de São Paulo – complexo cultural museológico, de natureza socioantropológica, geográfica e histórica – propõe constituir-se como um espaço de reflexão, que tem como objeto permanente de estudo a cidade de São Paulo, compreendendo os aspectos da cidade contemporânea a partir da perspectiva cultural e ambiental.

MISSÃO

Gerar, sistematizar e socializar o (re)conhecimento sobre a cidade de São Paulo, fomentando a reflexão e a conscientização de seus habitantes e visitantes, contribuindo para transformação e o desenvolvimento da sociedade.

VISÃO

Tornar-se um museu de cidade que reflita a complexidade e diversidade da megacidade São Paulo.

VALORES

  • Ética e valorização da dignidade e da experiência humana;
  •  Diálogo permanente com seus públicos interno e externo;
  • Inovação e entusiasmo com ideias, métodos e ações contemporâneas;
  • Articulação entre pesquisa, preservação, comunicação e formação; ▪ Contribuição para a transformação social e ambiental da cidade.

OBJETIVOS

Objetivo Principal

Tornar-se uma fonte de informações sobre a cidade de São Paulo, sua população, suas identidades e suas referências culturais para conhecimento e usufruto da sociedade.

Objetivos Específicos

  • Constituir-se como museu de sociedade, de natureza socioantropológica, geográfica e histórica, comprometido com a contemporaneidade e com os problemas sociais do território;
  • Estabelecer linhas de pesquisa que permitam a produção de informações e conhecimentos relacionados com a missão institucional;
  • Ampliar as ações de comunicação, integrando-se ao circuito cultural da cidade e possibilitar a participação de agentes externos nesta consolidação;
  • Assegurar a manutenção física do patrimônio imóvel do Museu;
  • Integrar e participar ativamente dos Sistemas Brasileiro, Estadual e Municipal de Museus;
  • Associar a instituição ao Conselho Internacional de Museus (ICOM), e participar das atividades do Comitê Internacional para as Coleções e Atividades de Museus de Cidades (CAMOC/ICOM);
  • Desenvolver ações articuladas com os organismos da Secretaria Municipal de Cultura;
  • Implantar sistema de gestão do acervo que integre seus acervos, a fim de ampliar a capacidade do museu de divulgar seu acervo e aprimorar o atendimento à pesquisa;
  • Posicionar-se como espaço aberto ao exercício da cidadania, abrindo-o para temas e atividades que permitam ao público debater a cidade;
  • Ampliar a rede de parcerias, estabelecendo novas relações com instituições atuantes em âmbitos nacional e internacional, que tenham ações convergentes com o Museu.