Love is Love, de Alcides Rodrigues

Love is Love

A “saída do armário” está entre as revoluções do costume que marcaram o final do século passado. A afirmação pública de outras possibilidades de transar, amar e constituir família progressivamente conquistam, na história e na geografia do mundo, lugar nas ruas e na legislação. Em alguma medida, o movimento está presente em todas as formas de comunicação – imprensa, arte, entretenimento, publicidade e comércio –, mas, de modo especial, ocupa a rua com o grafite, o picho e em cartazes e fachadas.

Uma das leituras possíveis do mural Love is love é no contexto da rua. Ou seja, pelo recuo necessário à observação. Somente nessa contingência a mensagem é apreendida na integridade do formato, desvelando a natureza cartazística de sua composição e do emprego da técnica do lambe-lambe estruturando o suporte. A obra une cartazes com as cores da bandeira LGBTQIAPN+, todos eles criados utilizando recursos da tipografia para referendar a diversidade e o orgulho desse grupo social.

O universo de pesquisa do artista Alcides Rodrigues está ligado às artes gráficas e à comunicação visual, com trânsito no cartaz.  A obra Love is Love celebra o quinto ano do Projeto Lambe, desenvolvido pela Casa da Imagem/Museu da Cidade de São Paulo. Criado com o objetivo de favorecer a preservação da memória da técnica utilizada em nossa cidade há mais de 124 anos, como indicam as fotografias históricas, o espaço tem contribuído com o debate contemporâneo da metrópole, complementando as obras públicas desenvolvidas no vizinho Beco do Pinto.

©Love is love. Casa da Imagem/ MCSP, 2024.

Love is Love, de Alcides Rodrigues

Casa da Imagem | Museu da Cidade de São Paulo
Rua Roberto Simonsen, 136 B – Sé – São Paulo – SP (próximo à estação Sé do metrô).

9 de março a 28 de julho
Terça a domingo, das 9 às 17h.

Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento ou retirada de ingresso.

Serviço educativo disponível.
Intérprete em libras disponível, com agendamento prévio a partir do e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com

©Love is love. Casa da Imagem/ MCSP, 2024.