EM CARTAZ

Leonilson – Instalação sobre duas figuras, 30 anos depois

Exatamente três décadas após a morte do artista José Leonilson Bezerra Dias, o Museu da Cidade de São Paulo expõe a obra – concebida originalmente para a Capela, em 1993, e que não chegou a receber a visita do autor. Com curadoria de Agustín Perez Rubio e participação de Ana Lenice Dias, a atual montagem traz também anotações e esboços deixados por ele sobre seu último trabalho.

Saiba mais Leonilson – Instalação sobre duas figuras, 30 anos depois

INTERSECÇÕES

Com curadoria de Adriana Barbosa, Nabor Jr. e Eleilson Leite, a mostra apresenta um conjunto de movimentos culturais, artistas, processos e encontros que atuam na interseccionalidade histórica e socialmente imposta às populações negra, periférica, indígena e LGBTQIA+ e também revelam como as transversalidades que os unem fomentam a base da cultura na capital, além de fornecer elementos não somente para a celebração coletiva, como para a possibilidade de convivência em uma sociedade onde o racismo, o sexismo e a homofobia são inseparáveis.

Saiba mais INTERSECÇÕES

Revelando Territórios

A mostra é resultado do concurso “Revelando Territórios”, que buscou fomentar a produção de imagens e retratos sociais do período da pandemia de Covid-19. Fotógrafos e documentaristas, tanto amadores como profissionais, registraram o enfrentamento da pandemia, entre 2020 e setembro de 2021, de pessoas em situação de vulnerabilidade, que vivenciam essa realidade paulistana em suas diversas facetas, além de trazer contextos da população LGBTQIA+, dos trabalhadores de entrega por meio de aplicativos, das periferias, entre outros atores sociais.

Saiba mais Revelando Territórios

Chá. Um viaduto, algumas histórias.

Com pesquisa e curadoria de Ana Paula Nascimento, esta exposição resgata a cronologia e contextualiza a relevância do Viaduto do Chá — que completou 130 anos em 2022. Além de reunir fotografias do acervo do MCSP e de outras instituições de memória, como as bibliotecas da FAU e da Escola Politécnica da USP e o Instituto Moreira Salles, a mostra apresenta os projetos que participaram do concurso para o novo viaduto, lançado pela Prefeitura na década de 1930.

Saiba mais Chá. Um viaduto, algumas histórias.

Rumor, de Renato Pera

A instalação sonora traz narrações de materiais recolhidos em espaços públicos como o Museu da Polícia, o Arquivo Público do Estado, o Museu da Cidade de São Paulo (CEDOC), entre outras instituições, e que serão emitidas em alto-falantes feitos de fibra de vidro dispostos na escadaria do Beco, que já abrigou um gabinete médico legal.

Saiba mais Rumor, de Renato Pera

Exposição “A São Paulo da Marquesa de Santos: cumplicidade de um cenário”, curadoria de Paulo Rezzutti

A exposição apresenta a trajetória histórica da moradora mais famosa do Solar da marquesa de Santos: Domitila de Castro do Canto e Melo (1797-1867). A mostra tece informações biográficas de Domitila, que se misturam com fatos políticos e sociais brasileiros, da Colônia ao Segundo Reinado, e se inserem na cidade de São Paulo.

Saiba mais Exposição “A São Paulo da Marquesa de Santos: cumplicidade de um cenário”, curadoria de Paulo Rezzutti