Chá. Um viaduto, algumas histórias.

Um Viaduto que atravessa o tempo

O Viaduto do Chá por onde hoje transitamos foi inaugurado em 1939. Ligando a colina do triângulo histórico ao que posteriormente veio a ser chamado de centro novo, substituiu a primeira obra desse tipo na cidade, construída no final do século 19 – período caracterizado por grandes intervenções urbanísticas. Seu nome se refere ao Morro do Chá, localizado na encosta da atual Rua Xavier de Toledo.
Esta mostra, com pesquisa e curadoria realizadas por Ana Paula Nascimento em 2019, apresenta os projetos que participaram do concurso para o novo viaduto, lançado pela Prefeitura na década de 1930. A partir de rica iconografia, que resgata a cronologia e contextualiza a relevância do Viaduto do Chá, a exposição reúne fotografias pertencentes ao acervo do Museu da Cidade de São Paulo com as de outras instituições de memória, tais como as bibliotecas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e o Instituto Moreira Salles.
Com esta exposição, o Museu da Cidade de São Paulo mais uma vez contribui para o resgate da história da construção da cidade e, nesse caso, da memória afetiva dos paulistanos em relação a um local que se converteu no mais importante cartão-postal que São Paulo já teve.

Marcos Cartum
Diretor
Departamento dos Museus Municipais
Museu da Cidade de São Paulo

© Vic von Poser, 2022. Chácara Lane/ MCSP. Chá – um viaduto, algumas histórias.

Assista aos vídeos da exposição sem sair de casa:

Chá. Um viaduto, algumas histórias.

Chácara Lane | Museu da Cidade de São Paulo
R. da Consolação, 1024 – Consolação – São Paulo – SP (próximo à estação Mackenzie do metrô)

10 de dezembro de 2022 a 5 de novembro de 2023
Terça a domingo, das 9 às 17h.

Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento ou retirada de ingresso.
Serviço educativo disponível.
Intérprete em libras disponível, com agendamento prévio a partir do e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com

© Vic von Poser, 2022. Chácara Lane/ MCSP. Chá – um viaduto, algumas histórias.