Texto, de Thiago Honório

Texto constitui-se numa espécie de 2º ato da exposição-processional Oração, realizada em maio/junho de 2023 na Galeria Luisa Strina, em São Paulo, com curadoria de Ana Paula Cohen. Na experiência de Texto, Thiago Honório toma a construção da Capela do Morumbi/MCSP – a edificação em ruínas de taipa de pilão – e a parte externa do jardim, rente à parede de seu “altar”, considerando o corpo arquitetônico e os deslocamentos do corpo do espectador no interior dele como texto, tecido, trama.

Texto quer dizer Tecido; mas enquanto até aqui esse tecido sempre foi tomado por um produto, por um véu todo acabado, por trás do qual se mantém, mais ou menos oculto, o sentido (a verdade), nós acentuamos agora, no tecido, a ideia gerativa de que o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido – nessa textura – o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolvesse ela mesma nas secreções construtivas de sua teia. Se gostássemos dos neologismos, poderíamos definir a teoria do texto como uma hifologia (hyphos é o tecido e a teia da aranha)1. (BARTHES: 1977, p. 83)

A partir dessa noção de texto foram consideradas as diversas hipóteses e interpretações das ruínas que constituem a Capela do Morumbi: ora como sendo uma capela consagrada a São Sebastião dos Escravizados, ora como capela acompanhada de sepulturas destinadas aos proprietários da Casa da Fazenda do Morumbi, ora, ainda, as ruínas de um paiol. Entre natureza viva e natureza-morta, entre paiol e capela, capela e paiol, esse 2º ato, desdobramento da exposição processional Oração, o trabalho Texto levanta tais questões, deixando em suspenso, a partir de uma dimensão simbólica, as funções e os usos desse espaço de exposições: a Capela do Morumbi.

Ao considerar a planta da Capela do Morumbi, assim como as especificidades de sua arquitetura no pensamento dessa exposição, a noção de planta também adquiriu outros sentidos a partir de alguns elementos que envolvem os trabalhos: o ramo de algodão, a estaca para plantar, o rebento, a planta arquitetônica, o traçado, o mapa, o diagrama, a planta do pé.

 

©Edouard Fraipont, detalhe da exposição Texto, 2023.

Capela do Morumbi | Museu da Cidade de São Paulo
Av. Morumbi, 5387 – Morumbi, São Paulo – SP

29 de julho a 1° de outubro de 2023
Terça a domingo, das 9 às 17h.

Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento ou retirada de ingresso.
Serviço educativo disponível.
Intérprete em libras disponível, com agendamento prévio a partir do e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com

  

©Edouard Fraipont, detalhe da exposição Texto, 2023.