Memorial Luiz Gama – 10 anos

O Memorial Luiz Gama – 10 anos é uma exposição fotográfica com a finalidade de homenagear Luiz Gama e  outras personalidades negras que são  fruto do Legado das lutas de Gama. 

Luiz Gama nos deixa uma extraordinária biografia e incontáveis legados de imensurável valor. Dois deles são a República e a Abolição. Com uma atuação virtuosa e de vanguarda no direito, na arte, na imprensa, na política, na educação e na filosofia, Luiz Gama põe em xeque os alicerces do racismo estrutural e institucional que garantem a manutenção dos privilégios dos escravocratas por séculos. O nefasto legado escravista deste país, por vezes, cria uma verossimilhança entre as relações de classe e raça capaz de confundir ou unificar 1800 a 2024. 

Luiz Gama (1832-1882) morreu sem ver a República ou a Abolição. Em ambas suas contribuições foram fundamentais a ponto de ser um grave erro histórico se esquecer de Luiz Gama para entender nossos processos abolicionistas e republicanos. 

A atemporalidade da exposição pretende “desconfundir”, distanciar-nos de uma visão colonial, onde graves desigualdades imperam, estabelecendo uma conexão com a utopia da mais alta virtude, onde poderemos pelo menos inspirar ou nos inspirar caso vivê-la  seja ainda apenas um sonho. 

Esta exposição será dividida em dois tempos: 2013 e 2023. 

As mesmas imagens de 2013 e os mesmos textos. 

Algumas análises e homenagens póstumas junto aos desdobramentos da divulgação do nome de Luiz Gama entre 2013 e 2023. 

2023 — As novas imagens e os novos textos, para uma sociedade em que o letramento racial evolui bastante em dez anos, embora os desafios ainda sejam quase do mesmo tamanho. 

Os dois tempos estão divididos em Direito, Arte, Mulher e Morte. 

Dez anos, um ano, dez dias ou um dia. Esse é o tempo que separa as duas exposições. Poderíamos agora em novembro de 2023 dizer que foi ontem a notícia: 

“…O brasileiro Paulo Afonso Santos Junior, mais conhecido como Paulão, foi vítima de racismo na rodada deste domingo do Campeonato Espanhol…” ¹

A curadoria vê nessa constatação a necessidade de outro tom. Aumenta a indignação ver o racismo hoje como se fosse dez anos atrás. Descolonizar torna-se urgente. 

Para homenagear Luiz Gama nesse novo contexto é imprescindível visitar os espaços de poder que contrastam com uma democracia plena.  Um Brasil onde o direito vira privilégio para poucos pela ausência da aplicação dos direitos iguais para todos precisa ser urgentemente rejeitado. 

Memorial Luiz Gama – 10 anos reconhece todas as formas de luta pela dignidade humana, ao mesmo tempo que repudia todos os retrocessos ou ausência de avanços para um país mais próspero. Nesse sentido, concebemos prosperidade para essa exposição como sinônimo de igualdade, justiça e descolonização. 

Bem-vindos à exposição Memorial Luiz Gama – 10 anos. Esperamos sair desta exposição juntos, em um século novo, como sonhou Luiz Gama; em um país “Sem Reis e Sem Escravos”; e em um país sem mais casas vazias do que gente na rua, sem o desperdício alimentar maior do que a fome dos famintos.   Onde os adultos andem sem medo das crianças, e as crianças cresçam sem medo dos adultos. 

A Curadoria lhe deseja uma excelente exposição, em que juntos possamos nos transformar e trazer a nossa utopia para mais perto, como Luiz Gama em sua luta utópica pela Abolição e pela República. Sejamos Luiz Gama e façamos a utopia ser real em cada ato de nossas vidas. 

Max Mu
Curador 

¹https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/11/expulso-brasileiro-e-vitima-de-racismo-na-espanha-e-chora-ao-deixar-o-campo.html#:~:text=O%20brasileiro%20Paulo%20Afonso%20Santos,pela%20torcida%20da%20pr%C3%B3pria%20equipe. (Globo Esporte – Futebol Internacional. Acessado em  25 de novembro de 2013)

©Duda Firmo

Memorial Luiz Gama – 10 anos

Sítio da Ressaca | Museu da Cidade de São Paulo
Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 – Jabaquara – São Paulo – SP (próximo à estação Jabaquara do metrô).

26 de novembro de 2023 a 31 de março de 2024
Terça a domingo, das 9 às 17h.

Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento ou retirada de ingresso.
Serviço educativo disponível.
Intérprete em libras disponível, com agendamento prévio a partir do e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com

  

©Eustáquio Neves