Material Educativo | Memória da Resistência

Nós, do Museu da Cidade de São Paulo, entendemos que umas das continuidades mais frutíferas das exposições e ações que promovemos encontra lugar nas salas de aulas das muitas escolas que nos incluem em seus roteiros de aprendizagem extra-muros. E, pensando em auxiliar professores e educadores que atuem no município – mas não só! -, esse material foi desenvolvido como apoio pedagógico baseado nos conteúdos e provocações suscitadas pela exposição “Memória da Resistência”, em exibição em 4 das unidades do Museu, o Solar da Marquesa de Santos, a Casa da Imagem, a Casa do Tatuapé e a Casa do Butantã/Bandeirante.

Para cada uma das unidades, um eixo curatorial diferente busca apresentar e desdobrar narrativas que revelam os trajetos históricos de distintos grupos marginalizados, no desejo de recuperar suas longevidades invisibilizadas e contribuir para um entendimento, no contemporâneo, dos efeitos perversos dos apagamentos operados, mas também das razões para a celebração de suas conquistas históricas de direitos sociais e direito à memória.

A publicação apoia professores e educadores no desafio ao ensino das diferenças e para a diferença como um valor.

As pesquisas e atividades propostas foram todas realizadas pelos educadores-pesquisadores do Museu da Cidade de São Paulo, a partir do contato, não só com as temáticas propostas, mas, principalmente, como fruto do encontro diário com as centenas de estudantes que visitaram e dialogaram com essa e outras de nossas exposições.

Não deixe de visitar “Memória da Resistência”.

Iremos gostar de receber o compartilhamento sobre as reverberações do uso desse material com seus pares. Caso queira nos contar, nos envie por e-mail ou outro canal de comunicação.

Pelo direito à memória negra, indígena, travesti e ambientalista da cidade de São Paulo!