Museu de Rua: Perus

Uma cidade com múltiplas construções 

Durante a década de 1990, há uma intensa colaboração entre as instituições de preservação da memória da cidade de São Paulo. Arquivo Histórico Municipal, Departamento do Patrimônio Histórico e sua Divisão de Iconografia e Museus, permeados pelo contexto político de reconstrução do regime democrático, unem forças em prol do registro de memórias até então invisibilizadas e abrem caminhos para a participação social dos mecanismos institucionais de preservação da história da cidade de São Paulo.  

O projeto de História Oral desenvolvido em Perus entre 1991 e 1992 é a expressão desse movimento. A partir da busca dos órgãos de patrimônio pelos próprios trabalhadores da Fábrica de Cimento de Perus e seu desejo de preservação da memória dos movimentos de resistência que até os dias de hoje ressoam no bairro, uma série de entrevistas coletivas foram tomadas em prol da construção do material que basearia a fundação do Centro de Cultura do Trabalhador na então já desativada Fábrica de Cimento Portland.  

Desde 2019, a equipe do Museu da Cidade de São Paulo, reconhecendo o pioneirismo do acervo de   história oral coletado desde a década de 1980, buscou retomar os trabalhos com novos projetos. O Museu volta a Perus, dessa vez, para conversar com os descendentes dos trabalhadores, buscando ouvir suas memórias sobre a trajetória de resistência e fortalecimento comunitário que vivenciaram e vivenciam em Perus.  

As narrativas pessoais demonstram que a filosofia de luta dos Queixadas sintetizada pela “Firmeza Permanente” continua viva e garante a construção contínua de um território efervescente no que diz respeito à valorização da sua identidade e sua herança cultural. Para o Museu da Cidade de São Paulo, esta curadoria colaborativa apresentada na exposição Museu de Rua: Perus se afirma enquanto uma importante iniciativa de preservação e comunicação daquele que é seu maior acervo, a própria cidade de São Paulo. Assim como uma afirmação de seu compromisso com a escuta, diálogo e construção coletiva das narrativas sobre São Paulo.  

Museu da Cidade de São Paulo 

©José Fernandes Pires dos Santos, Imagem aérea da Fábrica de Cimento, s/d. Acervo Centro de Memória Queixadas.


Museu de Rua: Perus

11 de outubro de 2022 a 23 de outubro de 2022
Praça da Casa do Hip Hop Perus
R. Júlio Maciel – Vila Perus, São Paulo – SP, 05208-090

25 de outubro de 2022 a 20 de novembro de 2022 [itinerância]
Rua da Consolação, 94 (em frente à Biblioteca Mário de Andrade)

Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento ou retirada de ingresso.
Serviço educativo disponível.



Intérprete em libras disponível, com agendamento prévio a partir do e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com

©Desconhecido, Interior da Fábrica, s/d. Acervo Centro de Memória Queixadas.