Audiodescrição | Acervo arquitetônico

O Museu da Cidade de São Paulo tem o prazer de apresentar audiodescrições de suas unidades.

A Audiodescrição emerge como uma ferramenta de importância central no âmbito da museologia, configurando-se como um dispositivo que facilita a exploração imersiva e enriquecedora das unidades museais. Esta abordagem possibilita a transmissão de detalhes, sutilezas e subtextos por meio de linguagem verbal e sonora, ampliando a compreensão da história e cultura da cidade de São Paulo, com especial atenção ao seu acervo arquitetônico.

O compromisso do Museu com a acessibilidade transcende as adaptações físicas, abraçando uma missão mais ampla de assegurar que todos os visitantes tenham acesso equitativo ao patrimônio cultural da cidade.

Para além de seu benefício primordial ao público com deficiência visual, a Audiodescrição também oferece uma nova perspectiva aos visitantes videntes. Ao ouvirem descrições minuciosas dos espaços, estes podem encontrar detalhes que poderiam passar despercebidos pela observação visual, enriquecendo, portanto, sua experiência e compreensão.

O Museu da Cidade de São Paulo compromete-se a expandir continuamente seus esforços de acessibilidade, assegurando uma experiência museológica inclusiva e enriquecedora para todos os seus públicos.

Todos são cordialmente convidados a participar desta jornada!

Museu da Cidade de São Paulo

Solar da Marquesa de Santos

Casa do Grito

Casa do Bandeirante | Butantã

Casa do Sertanista | Caxingui