Tramas Urbanas | Nós: Uma antologia de literatura indígena

“A menina Yacy-May era tão especial que fez com que o sol se apaixonasse por ela, deixando a lua enciumada. O peixe-boi surgiu a partir da união de Guaporé, filho do grande chefe dos peixes, com Panãby’piã, filha do governante dos Maraguá, e sinalizou a paz entre os humanos e os peixes…”

O livro Nós: Uma antologia de literatura IndÍgena é composto por dez escritores de diferentes povos: Mebengôkre Kayapó, Saterê-Mawé, Maraguá, Pirá-Tapuya Waíkhana, Balatiponé Umutina, Desana, Guarani Mbyá, Krenak e Kurâ Bakairi.

Através de narrativas com temas distintos – desde relações afetivo-amorosas até mitos de origem – acompanhadas de ilustrações da paisagem que se modifica em relação aos momentos do dia em cada capítulo, navegamos nestas palavras e imagens que nos leva a outros territórios, compondo e desconstruindo imaginários solidificados sobre os povos indígenas que estão presentes ontem, hoje e sempre neste território e na sociedade brasileira. 

Quantos autores e autoras indígenas você já leu?

Você sabia que entre os dias 22 e 28 de agosto está acontecendo na capital federal a maior mobilização indígena pós constituinte, com a presença de 6.000 indígenas e lideranças de 170 povos, movimento chamado de Acampamento Luta Pela Vida?

Sobre estas e outras questões conversamos na próxima edição do nosso clube de leitura, dia 11 de setembro, às 14h.

O encontro será pela plataforma Zoom e para participar não é necessário ter lido o livro.

Imagem de capa: Nós, de Maurício Negro, 2019. Reprodução de Maurício Negro.