Revelando Territórios – Concurso de fotografia e audiovisual

REVELANDO TERRITÓRIOS

O assunto desta edição se dá a partir do conceito de Cidade Educadora na sua característica de extensão efetiva do direito fundamental à educação, abrindo-o para múltiplas perspectivas e vozes, conforme as demandas da sociedade, e acolhendo cidadãos que promovem cultura e que registram diversas ações educativas na cidade.
Com o intuito de registrar os territórios educativos da cidade de São Paulo, bem como incorporar fotografias e documentários não publicados em meios oficiais dos territórios paulistanos ao acervo fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo.

as políticas municipais de caráter educativo devem ser sempre entendidas no seu contexto mais amplo inspirado nos princípios de justiça social, de civismo democrático, da qualidade de vida e da promoção dos seus habitantes.” (Carta das Cidades Educadoras)

Quem pode se inscrever?

Se você faz parte ou registrou algum movimento de educação nos territórios, preferencialmente paulistanos, este concurso prevê a premiação dessas imagens e vídeos.

Destinado a documentarias e fotógrafos amadores ou profissionais, por meio de pessoa física ou jurídica podendo ser individual ou por meio de coletivos culturais.

Quantos projetos serão selecionados?

Serão no total 20 projetos aprovados, sendo 13 (treze) para pessoas físicas e 07 (sete) para pessoas jurídicas.

Qual o valor do prêmio?

Cada projeto será premiado no valor de R$ 4.000,00 reais.

Ações afirmativas

50% do valor deste edital é destinado a projetos ou proponentes que estejam nas ÁREAS 02 e 03, composta pelos distritos com altos índices de vulnerabilidade social, conforme Recenseamento Geral de 2010 do IBGE. Mencione na hora da inscrição e não esqueça do comprovante de endereço!

Será considerada pontuação dentro dos critérios de avaliação para pessoas que se autodeclaram: negras, indígenas, travestis, transexuais ou não binárias.

CRONOGRAMAINÍCIOTÉRMINO
Inscrições abertas21/08/202221/10/2022
Divulgação da lista de inscritos22/10/202225/10/2022
Divulgação da lista de pré-aprovados11/11/202214/11/2022
Divulgação lista de homologados02/12/202207/12/2022
Divulgação lista de homologados final caso tenha recurso09/12/202222/12/2022
Período de entrega final do material07/12/202222/12/2022
Processos de doação10/01/202310/02/2023

I – Os proponentes inscritos no Edital de Concurso Revelando Territórios 02/2022 foram avaliados pela Comissão Avaliadora e obtiveram a classificação constante na Tabela Classificatória abaixo.

II – Conforme o item 4.3. do referido Edital, é obrigatório entregar (1) material fotográfico e/ou audiovisual e (2) material textual.

III – Caso um ou ambos os materiais não sejam entregues, será contemplado o próximo indicado, conforme a ordem dos homologados.

IV – O prazo limite para a entrega do material é de 15 dias corridos a partir da publicação.

V – A entrega pode ser feita por correio eletrônico (revelandoterritorios.mcsp@gmail.com) ou pessoalmente, de terça à sexta-feira, das 10h às 17h na sede Museu da Cidade de São Paulo (Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé).

Vi – Não será validada a entrega realizada em outro endereço eletrônico ou físico.

Veja a lista completa de homologados abaixo:

Veja a lista completa dos pré-classificados abaixo:

Veja a lista completa dos inscritos no edital abaixo:

Regras e informações necessárias para inscrição:

Acesse a cartilha do roteiro para inscrição e elaboração de projeto: