Exposição “Morumbi, Caxingui, Butantã” chega a três casas históricas do Museu da Cidade, em setembro

A Capela do Morumbi e as Casas do Sertanista e do Bandeirante recebem instalações de três artistas que abordam relação entre passado e presente da cidade de São Paulo

Com o objetivo de relembrar a história dos bairros Morumbi, Caxingui e Butantã, e, em paralelo, traçar um panorama da trajetória da cidade de São Paulo no período entre pré-colonial e atual metrópole, a Capela do Morumbi e as Casas do Sertanista e do Butantã recebem, em setembro, com curadoria de Douglas de Freitas, a exposição “Morumbi, Caxingui, Butantã”, com instalações dos artistas Marcius Galan, Matheus Rocha Pitta e Cinthia Marcelle. A mostra traz uma reflexão sobre a localização desses espaços e a conexão entre eles. O ponto de partida da montagem é a história dos territórios como guia para as instalações.

“Mará-Obí”, de Marcius Gallan, localizada na Capela do Morumbi, além de ser assim nomeada por tratar-se da possível origem da palavra “Morumbi”, também significa “lugar de lutas, peleja oculta, cilada”, na língua tupi. Feita com lanças, grades e cercas que se armam em estruturas pelos espaços, a obra propõe um diálogo entre a São Paulo pré-colonial da ocupação indígena e a São Paulo contemporânea dos muros.

“Reintegração de Posse”, de Matheus Rocha Pitta, feita com sólidos de taipa de pilão, mesma técnica usada na construção da Casa do Sertanista, local em que a obra está instalada, reflete assim como “Mará-Obí” sobre as possibilidades históricas entre passado e futuro, sobretudo em relação às formas modernas.

Instalada na Casa do Bandeirante, a obra “A Família em Desordem”, feita coletivamente pela artista Cinthia Marcelle com a participação dos educadores do Museu da Cidade Aline Tosto, Bruna Braza, Bruno Augusto Faria, Bruno Augusto Ramos, Rafael Freire e Willieny Cruz, tem como objetivo a construção do contraponto entre a ordem e o caos, a partir da quantidade idêntica de materiais dispostos de forma diferente em dois espaços.

Por Juliana Pithon

Serviço:
| Casa do Sertanista | Pça Dr. Ênio Barbato, s/nº, Caxingui. Zona Oeste. | Tel. 3726-6348 | Terça a domingo, das 9h às 17h.

| Casa do Bandeirante | Pça Monteiro Lobato, s/nº – Butantã. Zona Oeste | Tel.: 3031-0920 | Terça a domingo, das 9h às 17h.

| Capela do Morumbi | Av. Morumbi, 5.387, Morumbi. Zona Sul. | Tel. 3772-4301 | Terça a domingo, das 9h às 17h.