Primórdios da Coleção de Bens Móveis do Museu da Cidade de São Paulo

Inaugurada em 09 de junho de 2018 – Prorrogada por tempo indeterminado – Solar da Marquesa de Santos

 A exposição “Primórdios da Coleção de Bens Móveis” apresenta no Solar da Marquesa de Santos um recorte inicial da Coleção de Bens Móveis do Museu da Cidade de São Paulo.

 A Coleção é composta por cerca de 800 peças em diversos suportes, como: madeira, couro, barro, porcelana, tecido, fibra vegetal, vidro, papel e metal. Sua origem está ligada às atividades de comemoração do IV Centenário da cidade de São Paulo, em 1954.

A exposição apresenta um recorte da primeira coleção, reunida por iniciativa de Guilherme de Almeida, presidente da Comissão para as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo. O objetivo era de reconstituir o ambiente de um possível sítio paulista setecentista, ou a habitação de um suposto bandeirante, para a Casa Bandeirante, que passava por restauro, e seria inaugurada para as comemorações do IV Centenário.

As peças usadas na ambientação da Casa Bandeirante foram localizadas através de um guia chamado “Catálogo de Móveis e Alfaias comuns às Casas Paulistas (séculos XVII e XVIII)” que reunia desenhos de José Wasth Rodrigues de peças desejadas para construir a ambientação. Esse guia foi impresso e enviado para fazendas do interior de São Paulo e Minas Gerais, principalmente no Vale do Paraíba, e os objetos foram adquiridos por meio de compra, doação ou custódia.