Tramas Urbanas | A autobiografia da minha mãe

DE VOLTA AO PRESENCIAL!

O clube de leitura Tramas Urbanas, depois de quase dois anos, será realizado de forma presencial na Casa da Imagem, mantendo as orientações de distanciamento social e uso de máscaras.

Como última leitura de 2021, vamos ler juntos “A autobiografia da minha mãe”, de Jamaica Kincaid. Lembrando que não é necessário ter lido o livro para participar

.Convidamos a todos/as!

“Poderoso, perturbador e emocionante, este romance de Jamaica Kincaid conta a história de Xuela Claudette Richardson, filha de mãe caribenha e pai meio escocês e meio africano, moradora da ilha de Dominica. Sua mãe morre no parto, e a garota precisa então encontrar seu lugar no mundo sem o auxílio materno.

Kincaid conduz o leitor pela vida de Xuela com extrema habilidade literária: da casa de sua infância, onde ela podia ouvir o canto do mar, e da sala com telhado de zinco onde mora como estudante, até sua casa da velhice. Seu mundo é intensamente físico, cheirando a frutas maduras, enxofre e chuva; e ferve com sua tristeza, sua profunda simpatia por aqueles que compartilham sua história, seu medo do pai e sua solidão arrebatadora.

Com solenidade aforística, Kincaid explora todos os paradoxos desta história extraordinária, que, conclui Xuela, é ao mesmo tempo o testamento da mãe que ela nunca conheceu, da mãe que ela nunca se permitiu ser e dos filhos que ela se recusou a ter”.

Dia 04/12, sábado, às 14h
Gratuito
Casa da Imagem | Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé, São Paulo – SP.