Diálogos no Museu: Lançamento do Livro JARAGUÁ de Caio Reisewitz

Livro mostra o Pico do Jaraguá sob o olhar poético de Caio Reisewitz

A Secretaria Municipal de Cultura e o Museu da Cidade de São Paulo, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, lançam o livro Jaraguá, de Caio Reisewitz.

Nas palavras do crítico de arte Adolfo Montejo Navas, autor do texto analítico que integra a publicação, “a proposta artística material de época e fotografias cuidadosamente reconstituídas fazem parte do imaginário fotográfico do agora. Desse confronto, ou melhor, dessa dialética híbrida, nasce o trabalho do pico do Jaraguá com seu magnetismo de duas faces e sua dúvida instigante […]. Neste trabalho, Joaquim Reis, como heterônimo de Caio Reisewitz, recoloca a melancolia da paisagem dentro da melancolia da história como imaginário vivo […]; são sempre paisagens-situação a meio caminho do artificial, parecendo absolutamente verdadeiro o que ainda não o pode ser”.

O livro revisita o ensaio que foi exibido em uma mostra com o mesmo título na Casa da Imagem, em 2014. Com 88 páginas, capa dura, bilíngue e papéis e gramaturas variadas, o projeto gráfico foi elaborado por Carla Zocchio em diálogo com o artista, intercalando as fotografias, textos, iconografia histórica e informações cartográficas que dimensionam o pico do Jaraguá no tempo e no território do município.

“Constituído de rocha resistente, o Jaraguá não sofreu o efeito da erosão física. Entretanto passou por ‘erosão histórica’: o processo de ocupação e adensamento desordenado, que encobriu a topografia da cidade, também escondeu sua silhueta única, condenando-o ao destino do apagamento de tudo o que faz parte da realidade natural que antecedeu a urbanização de São Paulo. Com o tempo, essa formação geológica deixou de ser a principal referência no horizonte, à semelhança do que ocorreu com os rios, as várzeas, as matas, os morros e os vales da maior metrópole brasileira”, constata o arquiteto Marcos Cartum, diretor do Museu da Cidade.

Para celebrar o lançamento da obra, está prevista no dia 05 de março às 17h uma mesa redonda on-line, com a participação do geógrafo Jurandyr Luciano Sanches Ross, do crítico Adolfo Montejo Navas, da designer gráfica Carla Zocchio e do próprio Caio Reisewitz, com transmissão pela página do Museu da Cidade de São Paulo no YouTube.

Dia: 05/03/2021
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=nW0IjFgMKdM