Equações da Metrópole

Museu da Cidade de São Paulo | Casa da Imagem e Solar da Marquesa de Santos

A exposição Equações da Metrópole traz 124 obras do acervo fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo e dois filmes de Benedito Junqueira Duarte. Com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron, a mostra estará aberta ao público no dia 28 de abril, na Casa da Imagem e Solar da Marquesa de Santos.

O confronto entre as diversas fases da história da cidade pode ser observado nas paisagens, na arquitetura e nas fotografias de seus habitantes, que deixam evidente o rápido crescimento da população, a diversidade da sociedade, a desigualdade na infância, o trabalho empenhado no interior das indústrias
e na construção civil, e a ocupação dos vazios territoriais com obras de infraestrutura e habitação.

A exposição aborda um período de 140 anos (entre 1862 e 2002), com obras dos fotógrafos Aurélio Becherini, Aristodemo Becherini, Benedito Junqueira Duarte, Carlos Moreira, Chico Vizzoni (Estúdio Vizzoni), Cláudia Alcóver, Cristiano Mascaro, Edison Pacheco de Aquino, Gabriel Zelaui, German Lorca, Guilherme Gaensly, Israel dos Santos Marques, Ivo Justino, Miguel D’Angelo e Hugo Farlay, Marc Ferrez, Michael Robert Alves Lima, Militão Augusto de Azevedo, Sérgio Jorge e Valério Vieira.

Um módulo especial da exposição será dedicado a Valério Vieira, singular autor que flexibilizou as convenções da fotografia documental nos primeiros anos do século 20 e transitou de modo multidisciplinar pela fotografia, pintura e música. Neste núcleo será apresentado o “Panorama de São Paulo”, de 1922, obra de complexa produção – é considerada a maior fotografia analógica já produzida-, e
“Fachada do Theatro Municipal”, um flagrante noturno provavelmente captado na noite de inauguração do Teatro.

Sobre o acervo fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo

O acervo é composto por mais de 74 mil fotografias sobre a cidade de São Paulo, abrangendo 154 anos de história (período entre 1862 a 2016). A coleção original foi formada por Aurélio Becherini a pedido do prefeito Washington Luis Pereira de Souza (1917-1919) e foi adquirida durante a gestão do prefeito Fábio Prado (1935-1938). Neste período se iniciou a ampliação do acervo, sob a coordenação do fotógrafo Benedito Junqueira Duarte. É a mais antiga coleção pública de fotografia da cidade.

 

SERVIÇO

Exposição “Equações da Metrópole”
Abertura: 28 de abril das 11h às 14h
Visitação: 28/abril a 30/setembro/2018
Terça a domingo, das 09 às 17h.

Casa da Imagem e Solar da Marquesa de Santos
Rua Roberto Simonsen, 136
Sé – São Paulo-SP.

Serviço educativo disponível
Tel. 3105 6122 ramal 203 ou 205.

Informações
Email: contato.casai@prefeitura.sp.gov.br
Tel. 3105 6122 ramal 203 ou 205

Entrada franca