Casa da Imagem inaugura a exposição SÓLOVE

No dia 23 de fevereiro de 2019, a Casa da Imagem, instituição vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura, abre a exposição SÓLOVE, mostra fotográfica com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron, que discute a manifestação do amor, sedução e sexualidade nos espaços públicos de São Paulo, e como a cidade reagiu a estas questões nos últimos cem anos.

Artistas convidados, obras do Acervo Fotográfico do Museu da Cidade e de outras instituições se juntam na exposição para compor uma geografia da sexualidade em São Paulo. Lugares históricos do flerte, como a Ilha dos Amores (Parque Dom Pedro II), Belvedere Trianon e Praça da República estão representados por fotos de Armando Prado, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Thomaz Farkas e Chico Vizzoni. Os motéis de curta permanência e os espaços de encontros que exercem a função de tornar privativos os locais de sexo ocupam duas salas com obras de Lula Ricardi, Edu Marim, Roberto Wagner e Leo Sombra.

O visitante também poderá observar registros fotográficos que demosntram as políticas públicas de controle da visibilidade do sexo, como a delimitação de uma área de tolerância à prostituição no bairro do Bom Retiro durante o Estado Novo, bem como a repressão à prostituição durante a Ditadura Militar na Boca do Lixo e Boca do Luxo, documentada por Juca Martins na década de 1970. Ainda discutindo o espaço público, serão apresentadas documentações e ensaios fotográficos que mostram a reivindicação pelo reconhecimento das questões da mulher e de gênero, pautas que tomaram as ruas da capital nos últimos anos, com obras de Nair Benedicto, Márcia Alves, Rosa Gauditano e do coletivo Amapoa.

A exposição se encerra com um conjunto de obras de João e Tamara Barim, Marcela Tiboni, Bernoch, Leandro Tupan e Camila Fontenele, entre outros, que mostram como os artistas paulistanos têm tomado as redes sociais como plataforma de ativismo pelo reconhecimento das diferenças.

O educativo promove a ação “Afetos” para a abertura da exposição: “SÓLOVE” que ocorrerá em 23 de fevereiro de 2019.
Venha dividir conosco suas experiências e vivências amorosas, sejam elas com a cidade, românticas ou fraternais. Consideramos justas todas as formas de amor, conte-nos a sua! Em uma sala expositiva com uma máquina de escrever os visitantes podem aflorar escritas de histórias afetivas.
Local: Casa da Imagem
Classificação: 14 anos

Exposição: SÓLOVE
Local: Casa da Imagem