EM CARTAZ

O mergulho de Naïá

A obra explora o ciclo da flor vitória-régia, que alterna entre feminino e masculino em sua polinização. A artista cria uma imersão sensorial com esculturas e aromas. A instalação também dialoga com a lenda tupi de Naïá, jovem que se transforma em vitória-régia ao buscar a deusa Jaci.

Saiba mais O mergulho de Naïá

Cabodá

Instalação criada especialmente para a Capela do Morumbi. Nela a artista investiga a relação entre matéria e espaço, inspirada na técnica de taipa de pilão que originou a capela. A partir dos vazios deixados na construção, ela cria gangorras de ferro e argila, que funcionam como sistemas de contrapesos e conectam diferentes partes do espaço expositivo, transformando ausência em presença e matéria em gesto.

Saiba mais Cabodá

Sob os pés da cidade

O Museu da Cidade de São Paulo, em parceria com o MUB3 — Museu da Bolsa do Brasil, apresenta a mostra itinerante Sob os Pés da Cidade, realizada com o incentivo da Lei Rouanet. A exposição convida o público a refletir sobre o diálogo entre passado e presente, explorando as múltiplas camadas que moldaram o Centro paulistano como o conhecemos hoje.

Saiba mais Sob os pés da cidade

Representações da Cidade de São Paulo

A exposição “Representações da cidade no acervo do Museu da Cidade de São Paulo” destaca marcos importantes na formação e na atualização da coleção do Acervo Fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo, que foi iniciado em 1905 com uma encomenda a Valério Vieira e é a mais antiga coleção pública de imagens da cidade. Ele documenta a evolução urbana desde 1862, com mais de 90 mil imagens em negativos e matrizes de base fílmica. Antes disso, a história da cidade era passada de forma oral e registrada por outros meios, como documentos e pinturas.

Saiba mais Representações da Cidade de São Paulo

Sítio da Ressaca

Mostra com curadoria de Marly Rodrigues que apresenta a trajetória do Sítio da Ressaca. O local é uma das unidades do Museu da Cidade de São Paulo e representa as transformações sociais e urbanas paulistanas, unindo passado e presente. Sua origem é incerta, mas consta que pertenceu a Manuel Lopes de Medeiros e, em 1780, foi dividido por D. Tereza Paula Fernandes entre vendas e doações.

Saiba mais Sítio da Ressaca

Exposição “A São Paulo da Marquesa de Santos: cumplicidade de um cenário”, curadoria de Paulo Rezzutti

A exposição apresenta a trajetória histórica da moradora mais famosa do Solar da marquesa de Santos: Domitila de Castro do Canto e Melo (1797-1867). A mostra tece informações biográficas de Domitila, que se misturam com fatos políticos e sociais brasileiros, da Colônia ao Segundo Reinado, e se inserem na cidade de São Paulo.

Saiba mais Exposição “A São Paulo da Marquesa de Santos: cumplicidade de um cenário”, curadoria de Paulo Rezzutti

DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: HISTÓRIA DE UMA CASA DE PAU-A-PIQUE | CASA DO GRITO

A exposição enfoca o resultado de pesquisa arqueológica realizada na década de 1980. O objetivo é valorizar a Casa do Grito como patrimônio histórico, e ao mesmo relatar a história da casa de pau-a-pique erguida na segunda metade do século 19, e que se constitui num dos últimos exemplares desse tipo de construção na cidade…

Saiba mais DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: HISTÓRIA DE UMA CASA DE PAU-A-PIQUE | CASA DO GRITO