DIÁLOGOS NO MUSEU DA CIDADE Na Virada Cultural 2020! Dia 13 Dezembro pelo Canal Youtube. Participe!

Com início em 2019, o Programa Diálogos no Museu tem como objetivo concretizar a missão do Museu da Cidade de São Paulo, por meio de debates e rodas de conversa. Coloca a cidade e seus territórios em foco, fomentando a discussão crítica acerca de diversos aspectos que se imbricam em sua conformação cultural. Em virtude disso, são convidados atores sociais de diferentes áreas, de modo a possibilitar reflexões sobre o próprio contexto museal e também sobre os elementos que constituem a teia de relações que se expressam na cidade, levantando o véu de seus pontos de tensão e ensejando formas diferentes de olhar e viver nela. Além disso, possibilita a produção de conhecimento e o registro, tão caros às instituições que trabalham com preservação de memórias.

PROGRAMAÇÃO Do DIA 13/12/2020

1. Diálogos no Museu: Decolonialidade e Curadoria para a Diversidade

Diante do racismo estrutural que há no Brasil – que foi diagnosticado por diversos estudiosos e ativistas – o Museu da Cidade, como instituição que gera conhecimento com e para a cidade, precisa participar desse debate; não apenas para ajuda a revelar e esclarecer a questão, mas também para dar voz aos discursos contra-hegemônicos, que são constituintes da própria cidade. Desse modo, trabalhar as memórias difíceis e pontos de tensão e disputa, procurando colaborar na interação social que gera a cultura da cidade é fundamental para as instituições culturais e, principalmente, para um museu de cidade. Por isso, é importante falar de decolonialidade dentro de um museu, de modo a possibilitar novos olhares sobre as questões raciais que formam a identidade do povo brasileiro e cerceiam o acesso à cidadania para a maior parte da população do país. Para o debate, trazemos a estudiosa e museóloga Marilia Bonas, para demonstrar a necessidade de se romper com a herança colonial e Luciara Ribeiro, curadora e estudiosa que tem apontado a dimensão ética da profissão de curador em fomentar a inclusão daqueles que foram historicamente marginalizados em suas manifestações culturais, mas que foram – e são – fundamentais na constituição do próprio país.

Acessível em Libras

Duração: 120 min.

Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=6u0hP5kL12U

2. Diálogos no Museu: Museus Acessíveis

Os museus, ainda hoje, têm um lugar de fala de autoridade dentro do discurso cultural da cidade. É por isso que não são instituições neutras, mas locais eminentemente políticos em virtude das narrativas que propagam, escolhendo algumas delas dentro da polifonia de falas que existem. Dessa maneira, está nas mãos dessas instituições a possibilidade de incluir ou excluir os grupos humanos que lhe sejam caros ou antagônicos. Entretanto, um museu de cidade, por trabalhar para toda a população que nela reside ou utiliza, precisa ser inclusivo. É por isso que trazemos a discussão sobre a necessidade de museus serem abrangedores, tanto pelo viés físico quanto atitudinal. Para isso, trazemos Claudio Rubino, que desenvolve pesquisas e ações de inclusão dentro de instituições culturais e Fernando Boari, pesquisador e arquiteto que tem projetos voltados para a acessibilidade. Contaremos também a participação da Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência para trazer a visão institucional sobre as políticas públicas para inclusão. É esta uma oportunidade importante de repensar os espaços em que vivemos para que se aproxime ao máximo da acessibilidade universal, como forma de garantia de direitos constitucionais.

Acessível em Libras

Duração: 120 min.