Diálogos no Museu da Cidade: Cultura Central X Cultura Periférica – 20/06/2020 – Live às 11h – Canal Youtube MCSP

A vocação de um ‘museu de cidade’, como vem sendo disseminado pela bibliografia especializada, visa não só manter e extroverter um acervo institucional, mas ter na própria cidade seu grande acervo. Desta forma, o Museu da Cidade de São Paulo tem um vasto e fértil terreno para fomentar diálogos, enfoques, narrativas, expondo as diversas nuances da formação da capital paulistana.

Nessa esteira, para não ficar adstrito ao programa de exposições, o Museu da Cidade de São Paulo lançou o programa Diálogos no Museu, buscando interação mais direta com atores da sociedade civil e da esfera pública.

Nesta edição, propomos um painel de discussão para pensar o fazer artístico dentro da dicotomia centro x periferia. A arte central, geralmente ligada à elite e baseada nas concepções europeias, delineou o que deveria ser considerado canônico e de bom gosto. Já a arte periférica, mais livre de dogmas, pode expor a realidade invisibilizada pela arte central e muito mais ligada às raízes do povo brasileiro, notadamente dos grupos étnicos indígenas e negros.

Essa diferenciação de cunho ideológico reforça a exclusão dos despossuídos e daqueles que, historicamente, sofreram apagamento de suas identidades. Desse choque, geralmente não pacífico, funda-se a própria cidade, polifônica e polimórfica até a raiz.

Para discutir este tema da arte central x arte periférica, receberemos a coordenadora de Fomento à Cultura da Periferia, Juliana Benvenutti de Andrade, e o coordenador do Programa de Valorização das Iniciativas Culturais – VAI, William Silva de Moraes. Ambos são atualmente funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e estão à frente de programas que buscam empoderar a cultura periférica, dando-lhe o local que merece dentro da cidade.

Transmissão pelo canal do Museu da Cidade no YouTube – 20/06/2020 às 11h