DO CENÁRIO AO MUSEU | SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS | 23.03.2019 – 17.05.2020

Museu da Cidade | Solar da Marquesa de Santos inaugura exposição “Do Cenário ao Museu”

Exibição rememora e reflete a formação do acervo de bens móveis do Museu da Cidade, no contexto histórico do restauro da Casa do Bandeirante e das festividades do IV

Centenário da Cidade de São Paulo em 1954.

Entrada gratuita.
Abertura em 23 de março de 2019

O Museu da Cidade de São Paulo inaugura no Solar da Marquesa de Santos no dia 23 de
março de 2019, sábado, às 11 horas, a exposição “Do Cenário ao Museu” com curadoria
de Gabriela Rios. A mostra exibe cerca de 72 itens da coleção de bens móveis adquiridos
para recompor o ambiente da Casa do Bandeirante em 1954, simultaneamente ao seu
restauro, em diálogo com as fotografias históricas do evento. As peças exibidas destacam-se pela beleza do fazer manual, pela robustez da madeira maciça, tão rara atualmente, ao mesmo tempo em que denotam a rusticidade e simplicidade dos tempos antigos, com pequenos itens do cotidiano.

A inauguração da Casa do Bandeirante – que, assim como o Solar da Marquesa de Santos, integra o acervo arquitetônico do Museu da Cidade – marcou o encerramento dos festejos dos 400 anos da cidade de São Paulo. Com o intuito de celebrar a data com grandiosidade e, mais do que isso, reescrever a história do Brasil pautada nessa perspectiva paulista, a elite paulistana juntou-se a um seleto grupo de jornalistas e intelectuais da época para constituir a Comissão do IV Centenário de São Paulo, responsável pelo financiamento e organização de todos os eventos oficiais relacionados às festividades que se alongaram por todo o ano de 1954.

A fim de afirmar o protagonismo de São Paulo na história do Brasil, a chave de leitura escolhida naquela ocasião foi a definição das nossas fronteiras através das bandeiras, indo ao encontro dos “tempos modernos” então vivenciados pela sociedade paulistana que transitava de cidade agrícola para industrial.

A mostra propõe uma reflexão sobre os mitos e tradições que construímos dentro de uma determinada visão de mundo num contexto passado e sobre como podemos ressignifica-la no tempo presente.

Serviço:
Exposição: “Do Cenário ao Museu”
Curadoria: Gabriela Rios
Abertura: sábado, dia 23 de março de 2019, às 11 horas