Ronda

De 16 de junho a 19 de agosto de 2018

A artista Carla Chaim apresenta a exposição Ronda, onde a Casa Sertanista é ocupada por uma série de vídeos e objetos inéditos. Os vídeos são resultado de ações realizadas pela artista no ultimo mês, e explicitam as características da Casa, ao mesmo tempo em que especulam usos e pequenas ficções.

No vídeo Ronda, por exemplo, Carla Chaim executa uma ação onde, no por do sol, ronda a Casa Sertanista com uma bandeira negra, feita de papel carbono. Na grande sala da Casa, os vídeos da ação realizada são apresentados junto com a bandeira, que agora repousa na parede como um vestígio da ação de um corpo em um determinado suporte, um rastro de sua presença, ou mesmo o remanescente sinal de um gesto.

Chaim trabalha com a noção de repetição e controle em suas peças, tanto por meio de regras pré-estabelecidas quanto em seus movimentos físicos na elaboração de um desenho, por exemplo, usando o corpo como uma ferramenta importante nesse processo, pensando-o também como um lugar de discussão conceitual explorando seus limites físicos e sociais.

Carla Chaim
1983, Brasil | Vive e trabalha em São Paulo.

Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (2004), onde também fez pós-graduação em História da Arte (2007). Carla participou de diversas residências artísticas, entre elas Arteles, Finlândia (2013) e The Banff Centre for the Arts, Canadá, (2010). Seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas incluindo: Frucht & Faulheit, Lothringer13 Halle, Munique, Alemanha; CODE, Osnova Gallery, Moscou, Rússia (2017); Ao Amor do Público I, Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, Brasil (2016); Film Sector, Art Basel, Miami, EUA (2015); Into the Light, Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil (2015); Ichariba Chode, Plaza North Gallery, Saitama, Japão (2015); Impulse, Reason, Sense, Conflict, Cisneros Fontanals Art Foundation – CIFO, Miami, USA (2014).Em 2016, Carla foi nomeada para o Future Generation Art Prize, onde em 2017 apresentou instalações e fotografias no Pinchuk Art Centre, Kiev, Ucrânia e no Palazzo Contarini Polignac, Veneza, Itália, em um evento colateral à Bienal de Veneza. Sua obra faz parte de coleções como Ella Fontanals-Cisneros, Miami, USA; Museu de Arte do Rio – MAR, RJ, Brasil.

SERVIÇO
RONDA | CARLA CHAIM | CASA SERTANISTA
Curadoria: Douglas de Freitas
Abertura dia 16 de junho de 2018, às 11h
Praça Dr. Enio Barbato | Caxingui | São Paulo

www.museudacidade@prefeitura.sp.gov.br
telefone: (11) 32411081 ramal 102

Agendar visitas em grupos:
educativomuseudacidade@gmail.com

Entrada franca