NÃO OFICIAL |PAULO D'ALESSANDRO | POR MARIA HELENA MARTINS

Paulo D’Alessandro: um fotógrafo não oficial

O agito que prevalece nas fotos vai além do movimento dos corpos em foco e do fotógrafo. Parece que estamos frente a uma busca do artista, que não teria outro objetivo a não ser o insólito, o estranhamento do óbvio. Mas isso passa num zaz! E o espectador quase se perde tentando buscar um ponto de referência para centrar sua visão, enquanto a placidez da foto cuidadosamente emoldurada, muito bem posta na parede, contrasta fortemente com o que se passa na tela, na imagem fotografada.
Estou visitando uma exposição de fotografias de Paulo D’Alessandro. Repete-se aqui, potencializada, a sensação de estar assistindo acontecências: nada de algo repetitivo, mas momentos únicos, às vezes quase vertiginosos, em que o branco e o preto das fotos parecem projetar em meu olhar, ora relâmpagos de oposições entre um e outro, ora sutilezas de contrastes dos meios-tons. Que universo é esse? É o mundo em que vivemos? Certamente é e não é. O comum dos mortais só participa de tais cenas como garçon, segurança. Mas como se veem as pessoas fotografadas, ao se depararem nas fotos? Talvez até nem tivessem se dado conta de estarem posando, quando a foto aconteceu. Daí a “foto surprise”. Que parece divertir o artista sem dar tempo de quem posa se preparar… Se, com o advento da selfie, as fotos passaram a ser encaradas pelo fotógrafo-fotografado, esses instantâneos perseguidos pelo fotógrafo parecerão meio à revelia dos fotografados? Não creio, as pessoas percebem que há um retratista rondando… Imaginem se ficarem todo o tempo se preparando para uma “foto surprise”…
Daí a escolha perfeita para o título da exposição: NÃO OFICIAL. Com a curadoria de Henrique Siqueira e Mônica Caldiron, na Casa da Imagem, em São Paulo(SP), um trabalho muito bem realizado, com o cuidado que todo artista gostaria de receber. Não perca! Fica aberta até 15 de março de 2020.
Em tempo: doutra feita, dedico umas linhas para falar das mãos – as mãos falantes dos fotografados.
Maria Helena Martins ( Nov , 2019)