LUZ ENCARNADA EM CORPO | CORPO EVANESCIDO EM LUZ

De 16 de junho a 19 de agosto de 2018

O Museu da Cidade de São Paulo apresenta, entre os dias 16 de junho e 19 de agosto, uma exposição do artista Albano Afonso: Luz encarnada em corpo/Corpo evanescido em luz, onde a Casa Bandeirante é ocupada por uma série de instalações com objetos fundidos em bronze, cristais e espelhos,que se movem e multiplicam em luzes e sombras  banham o espaço; os ambientes da Casa ficam imersos numa atmosfera construída por projeção e refração, e os cristais replicam ou refratam a luz através das obras.

Em Anatomia da luz nº 3, por exemplo, galhos de árvores se juntam a cristais e ossos espelhados. As formas se misturam e se complementam, gerando outras formas. Suspensas, essas peças se movem delicadamente, rebatendo a luz nelas projetada. Surge então um espaço em constante movimento, de embate entre formas definitivas e provisórias. As peças que compõem a obra permanecem as mesmas, mas a movimentação delas rebate luzes inconstantes, que dançam pelo espaço.

Albano Afonso
1964, Brasil | Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

Albano Afonso cria instalações e fotografias, nas quais mistura impressões fotográficas, esculturas e imagens projetadas no espaço. Por meio da luz e do movimento, um jogo de percepções desvela imagens que exploram o espaço construído como parte ilusória da realidade. Entendendo a luz como elemento pictórico, configura diferentes perfis plásticos, revisitando as referências clássicas desde outros pontos de vista, criando arquiteturas renovadas para uma mesma paisagem de luzes e sombras. Destacam-se as exposições individuais e coletivas realizadas no Contemporary Arts Center (Cincinnati), no Centro Cultural São Paulo, no Paço das Artes (São Paulo), no OI Futuro (Rio de Janeiro), no Palais des Beaux-Arts (Bruxelas), no CarpeDiem Arte e Pesquisa( Lisboa), no Invaliden1 Galerie (Berlim), no Espace Beaujon (Paris), assim como a I Bienal Internacional de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo e a 29 Bienal de São Paulo.

LUZ ENCARNADA EM CORPO / CORPO EVANESCIDO EM LUZ
ALBANO AFONSO | CASA BANDEIRANTE
Curadoria: Douglas de Freitas
Abertura dia 16 de junho de 2018, às 11h