Centro de Arqueologia de SP

Foto

O Centro de Arqueologia de São Paulo encontra-se inserido no mesmo conjunto arquitetônico do Sítio Morrinhos.

Tem como principal missão constituir-se como espaço de memória e reflexão sobre a arqueologia paulistana e suas descobertas científicas. O Centro abriga o acervo coletado e estudado a partir das escavações arqueológicas ocorridas no Sítio Lítico do Morumbi, bem como o material que compõe o acervo arqueológico decorrente das escavações e pesquisas arqueológicas levadas a cabo em várias regiões da cidade pelo Departamento de Patrimônio Histórico, desde 1979, quando foi firmado acordo entre DPH e o Museu Paulista da USP, no sentido de desenvolver um programa de arqueologia histórica da cidade de São Paulo.

O Centro de Arqueologia de São Paulo tem como um dos objetivos, na montagem de suas exposições e atividades correlatas, privilegiar a apresentação do acervo municipal de artefatos arqueológicos permitindo, através do fornecimento de informações básicas e abrangentes, ampliar os conhecimentos sobre o assunto. Com este enfoque, consolidou o início de suas atividades no início de 2009, com a inauguração da exposição “Escavando o passado: arqueologia na cidade de São Paulo”.

Além das áreas expositivas, o local dispõe de auditório com equipamentos de som e imagem para múltiplos usos e adequado à realização de palestras e projeções; conta também com área de atividades de estudo e aprendizagem, com uma pequena biblioteca especializada, o que possibilita a realização de encontros, cursos e seminários.

SÍTIO MORRINHOS
sede do centro de arqueologia de SP

SÍTIO LÍTICO DO MORUMBI

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS