Sursum Corda

O vigor de um programa curatorial

A montagem de Sursum corda revigora o programa curatorial da Capela do Morumbi, o mais longevo do Museu da Cidade de São Paulo, criado em 1991 por Sônia Salzstein Goldberg, em um contexto de cooperação entre instituições do município. Naquele momento pertencente à coleção de imóveis históricos do Departamento do Patrimônio Histórico, a Capela do Morumbi teve o uso cedido ao Centro Cultural São Paulo, instituição onde Salzstein dirigia a Divisão de Artes Plásticas. Nascia dessa interação uma ativa programação de instalações site specific articulada com as particularidades do local: uma capela reconstituída por Gregori Warchavchik sobre a ruína de um edifício de taipa de pilão originário de uma antiga fazenda no Morumbi. Sua implantação estava sintonizada com o alargamento do pensamento artístico que extrapolava a sala expositiva e o cubo branco, e possibilitou, com ineditismo em São Paulo, uma sucessão de exercícios de percepção, reflexão e diálogo entre a arte, o prédio e a memória.

O trajeto de 28 anos de atividade do programa curatorial da Capela do Morumbi permitiu sua ocupação por artistas de distintas formações e gerações. No repertório de atuação do local, encontra-se a instalação Infinitos, de Carlos Eduardo Uchôa, cuja sonoridade, produzida pelo choque de canos de cobre, ainda ressoa na lembrança do público que a visitou em 1999. Conhecido por sua destacada atuação na pintura, o artista – que também manteve trânsito em fotografia, escultura e instalações – retoma, depois de 20 anos, o confronto com o espaço. A robustez de Sursum corda transvaza a materialidade do aço que estrutura a peça central, em conciso envolvimento com a porosidade da taipa, a presumível escuta e o silêncio de uma capela, e a persistência de um empreendimento. A produção de Sursum corda fortalece o Museu da Cidade de São Paulo – instituição à qual a Capela do Morumbi está vinculada – em sua fase de revisão interna e consolidação de diretrizes.

Henrique Siqueira
Museu da Cidade de São Paulo
Núcleo de Curadoria (coordenação)