Está disponível para download gratuito o material educativo “Imaginários Possíveis”, em formato digital e disponibilizada a versão em audiodescrição no canal do YouTube, reafirmando o compromisso institucional com a acessibilidade, a ampliação de públicos e a democratização do acesso aos conteúdos educativos e museológicos.
Voltado a educadores, mediadores culturais, estudantes e demais interessados, o material foi desenvolvido como ferramenta de apoio a práticas educativas em contextos formais e não formais. Sua elaboração tem como base o Acervo de História Oral do Museu, reunindo narrativas que abordam processos de resistência, disputas por direitos e experiências coletivas que atravessam a história da cidade.
Estruturado a partir dos eixos Direito à Memória e Direito à Cidade, o material propõe reflexões críticas sobre as múltiplas formas de viver, narrar e reivindicar São Paulo. O caderno educativo “Investigações” amplia esse percurso ao apresentar propostas de atividades que articulam pesquisa, mediação cultural e ação cidadã.
MATERIAL EDUCATIVO
Coordenação: Nádia Bosquê, Rodrigo Fernandes e Edna Onodera.
Projeto editorial, pesquisa e textos: Cassandra Moura, Eduardo Lourenço, Heloisa Rosa, Isis Silva, Lidia Bardaouil, Lucas Xavier, Rafael Pencinato
Projeto gráfico e diagramação: Andréa Faragacci
Ilustração: Lidia Bardaouil
Agradecimento: Centro de Memória Queixadas – Sebastião Silva de Souza
Audiodescrição
Audiodescrição do material educativo “Imaginários Possíveis: história oral e cidadania”. A partir do Acervo de História Oral do Museu é destacado narrativas que atravessam lutas, resistências e sonhos de quem construiu — e ainda constrói — a cidade de São Paulo. Organizado em dois eixos — Direito à Memória: contranarrativas e Direito à Cidade: legado das lutas — o material é um convite à vigília – uma escuta atenta, comprometida com quem contou, com quem escreveu, e com quem chega agora para continuar reimaginando futuros.
O caderno de propostas educativas “Investigações” amplia esse percurso, costurando teoria, prática e ação cidadã.
Videolibras
Videolibras do material educativo “Imaginários Possíveis: história oral e cidadania”. A partir do Acervo de História Oral do Museu é destacado narrativas que atravessam lutas, resistências e sonhos de quem construiu — e ainda constrói — a cidade de São Paulo. Organizado em dois eixos — Direito à Memória: contranarrativas e Direito à Cidade: legado das lutas — o material é um convite à vigília – uma escuta atenta, comprometida com quem contou, com quem escreveu, e com quem chega agora para continuar reimaginando futuros. O caderno de propostas educativas “Investigações” amplia esse percurso, costurando teoria, prática e ação cidadã.
AUDIODECRIÇÃO E VIDEOLIBRAS
Produção: Secretaria da Pessoa com Deficiência – SMPED
Montagem e edição: Rodrigo Pereira Fernandes
