O Museu da Cidade de São Paulo, em parceria com o MUB3 — Museu da Bolsa do Brasil, apresenta a mostra Sob os pés da cidade.
Amparada em vestígios oriundos de distintas escavações conduzidas segundo os princípios da arqueologia, a exposição propõe um reencontro com as camadas históricas da colina onde se encontra a região central da cidade de São Paulo. Essa metodologia permite interpretar os achados, revelando aspectos da ocupação humana, dos sistemas de troca e comércio, da organização social e das obras de infraestrutura urbana.
Integram a mostra parte dos artefatos localizados nas prospecções realizadas no Solar da Marquesa de Santos, na década de 1980 e início dos anos 2000, fundamentais para os projetos de restauro já realizados na edificação — que transicionou entre os usos residenciais, comerciais e de equipamento público — a exemplo de outros imóveis da área antes do processo de verticalização.
Sob os pés da cidade, concebida pelo Museu da Bolsa do Brasil (MUB3) com incentivo da Lei Rouanet, é agora apresentada no Solar da Marquesa de Santos, local que abriga “janelas arqueológicas” que revelam as múltiplas técnicas construtivas empregadas desde o século 18.
Ao reunir evidências materiais e narrativas históricas, a exposição convida o público a refletir sobre os processos de transformação urbana e a reconhecer a importância da arqueologia como ferramenta de preservação da memória e de valorização do patrimônio cultural.