MAIO | PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

CLUBE DE LEITURA

Vamos ler?
Os educadores jodes moreira, Alaíde Cadima, Gabriela Nunes e Vitória Dias Cuba em parceria com a Biblioteca Paulo Duarte convidam você para participar do clube do livro Ressaca Literária, que no mês de Maio continuará a abordar a produção textual da escritora Carolina Maria de Jesus.

A obra escolhida para esse encontro é Casa de Alvenaria – Volume 2: Santana. Iremos colocar em paralelo com a obra tratada no encontro anterior, Quarto de Despejo, analisando como se desenvolveu tópicos como infância, território, resistência urbana e também o desafio de superar as barreiras do racismo e da estigmatização para ser reconhecida como escritora.

🗓️ Data: 10/05
🕒 Horário: 14h
📍 Local: Sítio da Ressaca
✔️ Classificação indicativa: a partir de 12 anos
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento. As pessoas interessadas em receber informações do clube de leitura podem se inscrever pelo formulário disponibilizado no link.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Colegas e Parceiros de Educação: Uní-vos!
A equipe educativa do Museu da Cidade de São Paulo convida pessoas educadoras para uma formação que acontece em dois dias. Ela propõe explorar a cartografia como linguagem sensível e crítica para pensar a cidade. Mais do que mapas, as cartografias revelam memórias, identidades e relações sociais presentes nos territórios que habitamos. A atividade propõe reflexões sobre como representamos e significamos os espaços urbanos, além de práticas com narrativas gráficas e mapas criativos que podem ser aplicadas em contextos educativos.

Narrativas gráficas e cartografias relacionais
com Bruna das Virgens, Wellington Conegundes, Nivea Matias e Layla Bucaretchi

Cartografias do corpo: acessos no Museu da Cidade de São Paulo
com Amanda Filgueiras, henriq male, Vitor Torres, Yves Baeta e Ananda Castilho

 Data: 10/5
🕒 Horário: 09h30 às 16h30
📍 Local: Solar da Marquesa de Santos

Flora e memória: as histórias que as plantas nos contam
com Alaide Cadima, Gabriela Nunes, jodes moreira e Vitória Dias Cuba

Cartografia como representação da cidade
com Heloisa Rosa, Isis Silva, Eduardo Lourenço, Lidia Bardaouil, Lucas Xavier e Rafael Pencinato

🗓️ Data: 17/5
🕒 Horário: 09h30 às 16h30
📍 Local: Chácara Lane

✔️ Classificação indicativa: maiores de 16 anos e pessoas da Educação e áreas correlatas
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento. As pessoas interessadas devem se inscrever através do link. 

VIRADA CULTURAL

Oficina

Cultura Negra: Hip-Hop e Disco na São Paulo dos anos 80 e 90.
Os educadores Bruna das Virgens, Nivea Matias e Wellington Conegundes convidam o público a se aproximar e debater o impacto social da cultura hip hop e da disco music na cidade de São Paulo, destacando eventos e movimentos culturais que influenciaram no período, como o Chic Show, a organização de bailes disco, boogies e da cultura hip hop no centro da cidade. A proposta não apenas traz à tona a importância histórica e cultural dessas expressões, mas também proporciona uma experiência prática através de uma oficina criativa de confecção de capas de vinil.

🗓️ Data: 24/05
🕒 Horário: 14h
📍 Local: Solar da Marquesa de Santos
✔️ Classificação indicativa: a partir de 12 anos
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento.

Oficina

Estandarte Ancestral: Festas Populares.
Os educadores Bruno Justo, Isis Silva e Nívea Matias convidam para a oficina Estandarte Ancestral, uma celebração das culturas afrodiaspóricas e indígenas presentes nos festejos populares do Brasil.

A oficina tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento sociocultural de festas populares a partir de uma perspectiva afro-indígena junto a experiência pedagógica de montar seu próprio estandarte.
Esta proposta é um espaço que nos convida à conexão com as encantarias dos festejos populares e com a nossa ancestralidade através da valorização cultural e da escrita de mensagens afetivas, cujos destinatários são àquelas e àqueles que vieram antes e semearam o caminho para que sejamos hoje a realização de um futuro sonhado próspero e bonito de se viver.

🗓️ Data: 25/05
🕒 Horário: 14h
📍 Local: Solar da Marquesa de Santos
✔️ Classificação indicativa: a partir de 12 anos
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento.

Performance

Fantasmas da São Paulo Antiga.
Baseada no livro homônimo de Miguel Milano, publicado em 2012 pela editora Unesp, que têm sido utilizado para a realização do 3º episódio do PODCAST Museu da Cidade, as educadoras Vitória Dias e Alaíde Cadima realizarão uma performance artística no Beco do Pinto. Após pesquisa e curadoria de textos literários sobre a cidade antiga de São Paulo, as educadoras pretendem performar uma intervenção artística.

Assim como o Beco do Pinto se apropria do próprio espaço para criações artísticas variadas, a performance tem como proposta ser um objeto artístico vivo, seguindo o fluxo da principal passagem histórica que conecta o Triângulo Histórico com o leito do rio Tamanduateí.

🗓️ Data: 25/05
🕒 Horário: 15h
📍 Local: Beco do Pinto
✔️ Classificação indicativa: a partir de 14 anos
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento.

SEMANA DO BRINCAR

Oficina

Carimbando a Cidade Moderna
Os educadores Amanda Coelho, henriq male, Vitor Torres e Yves Baeta Nogueira propõe para os pequenos esta atividade que visa apresentar de forma visual e lúdica imagens dos edifícios projetados por Rino Levi e jardins de Burle Marx. As crianças serão estimuladas a olhar a cidade e o espaço construído para, em seguida, produzirem carimbos em EVA inspirados nas formas das duas personalidades. Ao final, produzirão, coletivamente, um painel, com os carimbos confeccionados.

🗓️ Data: 28 e 30/05
🕒 Horário: 14h às 15h30
📍 Local: Chácara Lane
✔️ Classificação indicativa: Livre
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento.

Vivência

Memórias da Cidade – Brincando na Rua
Os educadores Layla Bucaretchi e Yves Baeta Nogueira nos convidam para brincar na rua!

A proposta visa resgatar e promover a importância das brincadeiras ao ar livre em espaços públicos para pessoas de todas as idades. Com a crescente urbanização e falta de políticas públicas que priorizem o acesso e segurança nas ruas, muitas vezes as brincadeiras nessa área  têm sido esquecidas, resultando em uma diminuição da interação social e cultural além do bem estar e da atividade física. Desta maneira, a ação visa reavivar a cultura das brincadeiras de rua, destacando a influência positiva que o território e o espaço público têm sobre o ato de brincar.

🗓️ Data: 01/6
🕒 Horário: 14h às 16h
📍 Local: Na Rua Roberto Simonsen, em frente à Casa da Imagem.
✔️ Classificação indicativa: Livre
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento.