ROMANCES DE ÉPOCA, CLÁSSICOS E HISTÓRICOS – Escritoras Brasileiras -Próximo Tema do DIÁLOGOS NO MUSEU DA CIDADE! 08/03 às 10h no Solar da Marquesa de Santos

DIÁLOGOS NO MUSEU DA CIDADE

O Museu da Cidade de São Paulo em parceria com a Sociedade Paulista de Moças, convida todos a participarem deste bate-papo sobre ESCRITORAS BRASILEIRAS – ROMANCES DE ÉPOCA, CLÁSSICOS E HISTÓRICOS – DIFERENÇAS, INFLUÊNCIAS E O PROCESSO CRIATIVO.

Programa 08/03/2020
Parte 1
Conversa com os participantes sobre romances de época, clássicos e históricos, o crescimento pelo interesse no gênero literário nos últimos anos no Brasil, as diferenças entre romances clássicos, históricos e de época, no Brasil e no exterior. Falaremos um pouco das autoras clássicas brasileiras que são pouco conhecidas do público: Julia Lopes de Almeida, Maria Firmina dos Reis, Emília Freitas, entre outras. Também abordaremos a influência da literatura brasileira em filmes, séries e novelas, na moda e cultura de épocas passadas.

Parte 2
Simone O. Marques contará sobre sua experiência em escrever romances de época e históricos, alguns deles ambientados no Brasil do século XVII, apresentará alguns trechos de seus livros do gênero. A proposta é que os participantes possam interagir, com perguntas sobre o processo criativo e narrativa. Em seguida, os participantes terão a oportunidade de experimentar um pouco do processo de criação de narrativas de época, com dicas e provocações das palestrantes, destacando o que é essencial, as “licenças poéticas” e o estilo narrativo, ambientação, costumes e outros aspectos que compõem a criação dessas histórias.”

Miniobio das facilitadoras:
Simone O. Marques, nascida em São Paulo no ano em que o homem pisou na Lua e Woodstock. Pedagoga, mestre em educação, escritora e roteirista. Autora do romance histórico As Filhas de Dana; da série de época Família Davon; da série de vampiros Sabores do Sangue e das séries de aventura fantástica: Os tesouros da Tribo de Dana e Crônicas do Reino do Portal. A série Símbolos Celtas, publicada pela primeira vez em 2008, foi sua primeira produção literária. Possui contos publicados em várias coletâneas de fantasia, suspense e terror. Autora de roteiros de comédia, fantasia e ficção.

Mara Sop é ilustradora, tradutora, autora e idealizadora do projeto Fashion:on:line há 20 anos, que fala de história da moda através de ilustrações, e da página Romances Históricos há 6 anos, que aborda justamente literatura clássica, histórica, de época e fantasia de época. Apaixonada por Jane Austen, publicou um artigo sobre a moda da época na antologia “Querida Jane Austen, uma homenagem”, palestrou sobre Jane Austen em um evento organizado pela Pedrazul Editora em 2017, e é uma das idealizadoras do Picnic Jane Austen, que visa encontros revivalistas com trajes da regência, inspirados nas obras da autora. Além de tudo, é uma leitora voraz e sedenta por história e tudo mais que seja ambientado no passado.

Vanessa Thiago é professora de português, com foco em estrangeiros, Mestre em Literatura pela FFLCH-USP, louca por literatura, história e mitologias no geral e curiosa por nascimento. Mautora da tese “O cânone desgastado: hegemonia, masculinidades e crise” (USP, 2019).

Auditório do Solar da Marquesa de Santos
Rua Roberto Simonsen, 136