RESTAURO DO CONJUNTO ESCULTÓRICO DO LAGO CRUZ DE MALTA | 25.01.2020 – 28.03.2020

O Parque da Luz é o primeiro parque público da cidade de São Paulo. Desde o século 19, quando foi aberto como Jardim Botânico, tinha no seu centro o lago conhecido como Cruz de Malta. O lago possui nos oito cantos da cruz, o mesmo número de estatuetas decorativas produzidas em mármore branco, que representam as quatro estações do ano e figuras da mitologia greco-romana. Estão representadas no conjunto das imagens de Venere, Adone, Baco, Ceres, Primavera, Outono, Inverno e a Semeadora, inserida posteriormente no conjunto.

Em Junho de 2016, este conjunto de esculturas foi depredado. As obras foram recolhidas e armazenadas na Casa do Administrador do parque enquanto aguardavam os recursos para o restauro.

Entre abril e setembro deste ano, as esculturas foram levadas ao Solar da Marquesa, localizado no centro de São Paulo, para a exposição “Chacina da Luz”, que apresentava o conjunto fragmentado, tal como estava. Com o fim da exposição, o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) através do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural e Ambiental Paulistano (FUNCAP), devolverá as obras restauradas e reimplantadas no seu local original.

O processo de restauração das obras será realizado no interior do Parque da Luz, com início em dezembro de 2019 e previsão de conclusão até abril de 2020. Durante este período, o canteiro está aberto à visitação. Será possível acompanhar o restauro e conhecer um pouco mais sobre a história do Parque da Luz e suas esculturas para que todos reconheçam e valorizem esse patrimônio da cidade.

Local: Parque da Luz / Casa do administrador
Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01120-010