ATIVIDADES

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVO

Aniversário de São Paulo

Casa do Grito  – 14h

Atividade: “Eu sou porque nós somos”

Roda de conversa sobre patrimônios no campo dos afetos. A atividade tem como objetivo despertar o olhar afetivo individual e familiar de alguns objetos, como livro de receitas, música, fotografia e colar, depois expandiremos o olhar para o campo coletivo dos participantes. Quais os locais afetivos da cidade? Dentre estes quais são patrimônios?

Casa do Tatuapé – 14h

Atividade: “Arqueologia da Memória”

Diálogo sobre os conceitos de patrimônio e as memórias presentes na casa do Tatuapé e no seu entorno. Os participantes serão convidados  a compartilhar suas memórias com a Casa histórica e com a cidade a partir de uma narrativa, tendo como disparador objetos de uma pessoa desconhecida.
Público alvo: idosos

Capela do Morumbi – 14h

Atividade: “Os postais não vistos”

Atividade educativa que consiste em um jogo investigativo que irá aproximar o público a uma São Paulo até então desconhecida, estimulando reflexões a partir de paisagens urbanas em diferentes contextos históricos.

Casa do Caxingui – 14h

Atividade: “Memórias sobre São Paulo”

Refletir sobre as práticas construtivas da Casa do Caxingui. Por meio de uma visita educativa, os educadores irão pontuar sobre os apagamentos históricos, a lógica da cidade e as arquiteturas pré estabelecidas.

Sítio Morrinhos – 14h

Atividade: “Modos de habitar indígena na cidade de São Paulo”

O que podemos aprender nos aproximando do povo Guarani que habita o pico do Jaraguá? O Educativo do Museu da Cidade de São Paulo convida a todos a participarem de uma atividade no Sítio Morrinhos, na qual buscaremos a partir de relatos presentes no livro Nhande Mbaraete – Fortalecimento da História Guarani (Trança edições), refletir sobre a sua relação com a natureza, educação, religiosidade, produções, lutas, como se organizam e de que maneira se relacionam com os Juruá (os não-indígenas).

Casa do Butantã  – 14h

Atividade: “Os postais não vistos”

 A atividade consiste em um jogo investigativo que irá aproximar o público a uma São Paulo até então desconhecida, estimulando reflexões a partir de paisagens urbanas em diferentes contextos históricos.

Solar da Marquesa de Santos – 14h

Atividade: “Libras no Museu”

Ainda que a comunidade surda esteja incluída no Brasil, muitas vezes ficam a margem da sociedade, como um estrangeiro em seu próprio país. Possuem cultura e língua própria, mas continuam sendo brasileiros. Pensando em difundir um pouco mais a cultura surda, o educativo proporcionará ao público um primeiro contato com a Libras a partir de uma roda de conversa sobre a comunidade surda e ensinamento de determinados sinais.

Casa Modernista – 14h

Atividade: “Azul, vermelho e amarelo”

No aniversário da cidade de São Paulo, Todos são convidados pelo Educativo do MCSP a olhar o a Casa Modernista bem de perto, em todos os seus pequenos e grandes detalhes! Teremos uma série de oficinas de desenho de observação com práticas e materiais diversificados. Não precisa ser artista, nem saber desenhar! A ideia é soltar o traço e aproveitar!

Chácara Lane – 14h

Atividade: “Memórias sobre São Paulo”

O educativo do museu da cidade convida a todas e todos a refletir sobre a história e a memória da cidade de São Paulo por meio de uma visita educativa, os educadores irão pontuar sobre os apagamentos históricos, a lógica da cidade e as arquiteturas pré estabelecidas.

OCA – 14h

Atividade: “Jogos Comemorativos”

O educativo da OCA ( Pavilhão Lucas Nogueira) convida o público para participar de jogos interativos e educativos com a temática da cidade de São Paulo e do parque Ibirapuera que fizeram parte do início das comemorações do IV Centenário.