DIÁLOGOS NO MUSEU DA CIDADE | O EDUCATIVO DO MUSEU: PRÁTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |10.12.2019

Dando sequência à nossa programação, inaugurada em 16 de abril de 2019, apresentamos o quinto e último evento da série O Museu da Cidade: história, acervos e território; que abordará o percurso de seu serviço educativo e as possibilidades de ações futuras. A proposta da ação, além de apresentar e contextualizar historicamente o serviço educativo é propor reflexões sobre educação em museus, educação patrimonial e de que forma a ação educativa contribui não apenas para a mediação entre público e museu como também para garantir o direito à cidade e à memória, cumprindo assim o papel social do Museu da Cidade.

9:00       Credenciamento (por ordem de chegada)

9:45       Cerimônia de abertura

10:00     Conferência de abertura. Educação patrimonial nos territórios da cidade: desafios e perspectivas atuais

Conferencista: Simone Scifoni (Universidade de São Paulo)

Mediação: Daniela Dionízio (Arteducação produções)

11:00     Debate

11:20     Ação educativa

12:30     Intervalo para almoço

14:00   Painel. Práticas educativas no Museu da Cidade de São Paulo

A partir de um breve histórico do serviço educativo e de dois exemplos de suas ações, o painel discutirá como o Museu da Cidade pode trabalhar seu acervo e a cidade de São Paulo com diferentes perfis de público.

Palestrantes: Leda Tronca (Lembranças de São Paulo/MCSP)

Anderson Barbosa (Arteducação produções)

Mediação: Natália Godinho (Museu da Cidade de São Paulo)

15:00     Debate