EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS

Entre os anos de 2007 e 2011 a Secretaria de Cultura criou uma equipe interdisciplinar com o objetivo da implantação do Portal de Acervos da Cidade, plataforma única que possibilita pesquisa de Coleções Municipais através da rede, tais como: fotografia, catálogos de arte, figurinos e programas de espetáculos do Teatro Municipal, partituras, obras de arte entre outros. 

Atualmente boa parte dos acervos do Museu da Cidade de São Paulo está disponível para consulta. Clique aqui para conhecer.

CONSULTA AO ACERVO

O atendimento para acesso aos acervos do Museu da Cidade de São Paulo está condicionado aos seguintes procedimentos para cada tipologia:

FOTOGRÁFICO

Consulta: O pesquisador pode fazer a consulta através do Portal de Acervos Artísticos e Culturais da Prefeitura de São Paulo, no site www.acervosdacidade.prefeitura.sp.gov.br, podendo realizar suas pesquisas, através do modo de pesquisa simples ou avançada para recuperação da imagem solicitada.
Caso haja interesse na utilização de alguma imagem, seguir os passos abaixo:
Empréstimo: Para a autorização do uso das imagens é necessária a solicitação de um formulário por meio do telefone (11) 3241-1081 – Ramal 151 ou pelo e-mail acervos.mcsp@prefeitura.sp.gov.br, para o qual são necessários o envio de documentos e a abertura de um expediente interno.
Tão logo seja publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o pesquisador irá recolher uma taxa referente ao preço público ou a doação de bens e serviços no valor correspondente e assinar um Termo de Compromisso. Por fim, após a conclusão dessas etapas as imagens solicitadas serão disponibilizadas em formato digital com alta resolução (300 dpi), para uso especificado na solicitação inicial.

BENS MÓVEIS

Esse acervo é cedido somente para instituições museológicas e culturais. A pesquisa também poderá ser realizada na Internet, no endereço www.acervosdacidade.prefeitura.sp.gov.br, onde constam imagens e informações descritivas dos itens dessa coleção. 

HISTÓRIA ORAL E DOCUMENTAL

Para pesquisas e consultas presenciais nos acervos de história oral e documental, o pesquisador deverá agendar dia e horário para consulta no email: cedoc.mcsp@prefeitura.sp.gov.br

CESSÃO DE ESPAÇOS NAS CASAS HISTÓRICAS

A cessão de espaço nas casas históricas está condicionada à vinculação de desenvolvimento de atividades de cunho cultural e sujeita ao pagamento de preço público pelo uso. O interessado deverá entrar em contato com a direção do Museu da Cidade pelo email: museudacidade@prefeitura.sp.gov.br.