POLÍTICA DE GESTÃO DE ACERVOS

Desde o início de 2019, o Museu da Cidade de São Paulo (MCSP) vem desenvolvendo ações destinadas ao aprimoramento de seus instrumentos de gestão, bem como à qualificação e fortalecimento de sua missão institucional – trabalho que é pautado pelas normatizações estipuladas pela legislação pública para os museus. A Política de Gestão de Acervos, aqui apresentada, é um dos resultados deste novo direcionamento gerencial do MCSP.

Este documento, além definir a natureza e o conteúdo de nossos acervos, apresenta os critérios que deverão orientar as atividades de seleção, aquisição, organização, manutenção, manipulação e descarte de bens culturais passíveis de preservação, pesquisa e difusão. Ao estabelecer, de forma pública, a responsabilidade pelas condições de seu acervo, traduz-se como o documento formal e o guia prático da equipe do Museu da Cidade de São Paulo e de seus usuários.

O conteúdo desta publicação compromete a instituição a manter uma política ativa e propositiva de incorporação de novos acervos, assumindo que as pesquisas realizadas e as conexões por elas fomentadas possam contribuir para reflexões contemporâneas sobre a cidade de São Paulo – nosso principal acervo operacional.

Assim, é com grande satisfação que o Museu da Cidade de São Paulo apresenta e disponibiliza para a sociedade sua Política de Gestão de Acervos, fruto de intensos e proveitosos debates e elaborada a partir de um trabalho coletivo e cooperativo entre todas as nossas equipes.

Consulte o documento, clicando aqui.