A Chácara Lane recebe a exposição INFÂNCIAS EM SÃO PAULO: ARTE TAMBÉM É PRA CRIANÇAS, com curadoria de Roney Cytrynowicz, Gabriela Rios e Vera Toledo Piza

A arte, como o brincar na infância, não tem limites pré-definidos. Uma linha desenhada a lápis no papel pode transformar-se em um rosto, uma paisagem, uma flor-gente, um homem-locomotiva, um horizonte, ou qualquer forma que a imaginação e a fantasia inventarem. A linha pode testar os contornos do seu suporte, criar perspectivas, sair do papel, da parede, compor objetos tridimensionais, traçar um horizonte, transformar-se em mar, céu, explorar o espaço.

Esta mostra, que integra a exposição Infâncias em São Paulo do Museu da Cidade, é um recorte da Coleção de Arte da Cidade e consolida a retomada do Gabinete do Desenho na Chácara Lane, implantado em 2012, que valoriza o desenho como processo criativo.

A mostra está organizada em torno de dois eixos. No andar térreo, as obras partem da linha e das possibilidades do desenho, transitando pela gravura e outras técnicas, para a construção de perspectivas, da volumetria, da tridimensionalidade, da experiência dos materiais – dialogando com momentos significativos da história da arte presentes na Coleção de Arte da Cidade.

No primeiro andar, foram selecionadas obras com temas relativos ao universo infantil – como o brincar, animais e seres fantásticos – e à representação da infância, por meio dos diferentes registros da presença de crianças na Coleção. Associando a infância a criatividade, curiosidade e fantasia, são obras que buscam imergir na experiência e no universo de criação dos artistas que brincam com a tradição, o convencional, as técnicas, os materiais e os temas representados. É o quadrado que vira redondo, o carrinho de mão que vira trono, o telegrama que comunica que é, ele próprio, a obra de arte e assim por diante.

Roney Cytrynowicz, Gabriela Rios e Vera Toledo Piza
Curadores

Exposição: “Infâncias em São Paulo: Arte Também é para Crianças”

Curadoria: Roney Cytrynowicz, Gabriela Rios e Vera Toledo Piza