Ícone do site MCSP | Museu da Cidade de São Paulo

2720 Viva Maria | Oficinas

Imagem vermelha com metade da bandeira aparecendo as letras "cana". Escrito oficina, 2720. Viva Maria, Lívia Aquino. Oficinas de Costura de bandeiras aberta ao público. Com limite de 20 pessoas.

Durante os meses de fevereiro e março, a artista Lívia Aquino mobiliza oficinas para a costura das bandeiras do trabalho 2720 . Viva Maria no Museu da Cidade de São Paulo. Citação direta à obra de Waldemar Cordeiro, a bandeira com a palavra canalha feita no contexto da ditadura civil-militar torna-se imagem frequente nas redes sociais associada a canalhocracia escancarada no Brasil, cinquenta anos depois. O título, 2720, afirma a intenção de múltiplo: cobrir com bandeiras a empena do prédio anexo do Congresso Nacional em Brasília.

O intento pode parecer pouco provável no que tange a uma possível aprovação da instituição envolvida. Mas o jogo aqui é o esforço para mobilizar grupos distintos dispostos a costurar e conversar acerca de assuntos relevante para os presentes, aquilo que pode ser de todos. Coser a palavra e ao mesmo tempo falar sobre quando somos feridos por ela – quando a canalhice é estrutural a ponto de respingar em todos nós.

Obrigatório o uso de máscara e apresentação do passaporte da vacina.

Lotação máxima: 20 pessoas

📆 05, 10 e 20/02, 05 e 20/03, às 14h