Edital

Submissões

Estão abertas as inscrições para o edital de premiação da Revista Memoricidade III e IV, até o dia 20 de outubro de 2022.

Estão abertas as inscrições para o edital de premiação da Revista Memoricidade III e IV, até o dia 20 de outubro de 2022.

O concurso tem como objetivo selecionar e premiar artigos que comporão as edições III e IV da Revista Memoricidade, publicação periódica e multidisciplinar que visa discutir aspectos contemporâneos da cidade a partir dos campos da História, Sociologia, Psicologia, Patrimônio, Museologia, Geografia, Fotografia, Pedagogia dentre outras. Para cada edição, o Conselho Editorial elege um tema a ser discutido.

Para o número III, como temática central, foi eleito o diálogo sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, com foco nos movimentos modernistas e suas reverberações. A ideia é que se traga uma abordagem crítica sobre a questão, articulando-a com as tramas que formaram a cidade de São Paulo. Deve-se lembrar de que o Movimento Modernista paulistano esteve vinculado à construção do discurso sobre o Mito do Bandeirante. Além disso, cumpre verificar o fato de que, se a Semana de Arte Moderna foi um evento paulistano, os Modernismos não se manifestaram exclusivamente na capital paulista, não podendo ser abordados no singular. Para este número, portanto, pretendemos selecionar artigos que reflitam sobre aspectos culturais e políticos, no que tange aos movimentos modernistas, incentivando reflexões sobre suas relações com o contemporâneo.

Já o número IV, tem como tema o bicentenário da Independência do Brasil buscando refletir sobre as diversas descontinuidade e permanências nos processos políticos, culturais e econômicos nos âmbitos nacional e estadual, durante esses duzentos anos.

Com relação à cidade São Paulo, cenário da Proclamação da Independência, construíram-se imaginários, discursos e até narrativas identitárias acerca da efeméride, difundidos por eventos, monumentos e imagens. Lembra-se que o Museu da Cidade de São Paulo detém dois exemplares arquitetônicos que versam sobre o referido acontecimento histórico, a Casa do Grito e a Cripta Imperial. Em virtude disto, para o número 4 da Revista Memoricidade, buscamos reflexões que visem a inserir esta celebração nos debates da atualidade, dentro de perspectivas críticas, trazendo lume aos seus desdobramentos políticos e identitários, especialmente para se entender como incidiram e ainda incidem nos diferentes grupos sociais

Os textos integrarão a seção Dossiê, composta por artigos de até 8 (oito) laudas que versem sobre o tema de cada edição. Os textos devem conter imagens e outras formas de comunicação que corroborem e complementem o texto apresentado.

Quem pode se inscrever?

Pesquisadores, coletivos culturais, docentes e interessado em geral em contribuir com os debates e diálogos sobre os temas propostos.

Fique atento às regras e documentos necessários para participação, todas as informações estão no edital disponível no site do Museu da Cidade de São Paulo.

Quantos artigos serão selecionados?

Serão no total 8 artigos, sendo 4 deles publicados na seção Dossiê do número III e os outros 4, integrarão o Dossiê da Revista de número IV.

Qual o valor do prêmio?

Cada artigo será premiado no valor de R$ 1.500,00 reais.

Previsão de CronogramaInícioTérmino
Inscrições abertas20/08/202220/10/2022
Divulgação dos inscritos31/10/202201/11/2022
Divulgação dos pré-selecionados em Diário Oficial17/11/202218/11/2022
Apresentação dos documentos pelos pré-selecionados01/12/202207/12/2022
Divulgação dos selecionados no Diário Oficial19/12/202220/12/2022

Regras e informações necessárias para inscrição

Veja a lista final de inscritos abaixo:


Os procedimentos e documentos necessários para a inscrição se encontram descritos no edital!


Para realizar a submissão do artigo, preencha as informações solicitadas e anexe o texto em PDF no formulário abaixo:


Participe!