Conselho Editorial

Conselho Editorial

Beatriz Cavalcanti de Arruda

Graduada em história, especialista em gestão e políticas culturais, e mestre em museologia. Desde 2002, atua no campo dos museus como pesquisadora, museóloga, gestora e ativista. Atualmente, trabalha no Museu de Arte Contemporânea da USP (especialista em pesquisa e ouvidora) e está representante regional da Capital no Sistema de Museus do Estado de São Paulo – SISEM SP. Foi diretora do Museu da Cidade de São Paulo entre setembro de 2015 e dezembro de 2016. Tem experiência em coordenação de projetos museológicos. Participou da elaboração e desenvolvimento de planos museológicos para instituições como Museu Casa de Portinari, Museu Índia Vanuíre, Sistema de Museus de Mariana/MG, Memorial da Resistência de São Paulo, Museu do Futebol, Museu de Arte Contemporânea da USP e Museu de Arte Moderna de São Paulo.

João de Pontes Junior

Graduado em Biblioteconomia (2000) e Mestre em Ciência da Informação ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Foi Bibliotecário do SESC Campinas/SESC Pinheiros, onde além de exercer o cargo de Bibliotecário, também realizava animação cultural nas áreas de cinema, literatura e cultura Digital. É um dos colaboradores para criação do portal de Acervos da Cidade, da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente exerce suas funções na Supervisão de Museologia e Acervos Municipais no Departamento dos Museus Municipais vinculado à Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo, mais especificamente com acervo de fotografias (negativos, positivos e digital) na indexação, catalogação e organização de dados para inserção em Banco de dados próprio. Curador Digital de conteúdo do Museu da Cidade. É conselheiro do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região (2018-2020).

Henrique Siqueira

Graduado em Sociologia e Mestre em Fotografia pelo Departamento de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Depois de trabalhar em instituições culturais, ingressou no Museu da Cidade de São Paulo em 2008, onde elaborou o projeto de implantação da Casa da Imagem e o desenvolvimento de seu projeto curatorial. Atualmente coordena o Núcleo de Curadoria do Museu da Cidade.

Luiz Fernando Mizukami

Mestre pelo Programa Interunidades em Museologia/USP. Possui graduação em Administração – Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1996), especialização em Psicologia Social das Organizações (1999), em Direito do lazer, entretenimento e cultura (2007) e em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona/Espanha (2016). Tem experiência na área de Museologia, atuando desde 2007 na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura, onde já ocupou o cargo de Diretor do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico e, atualmente, integrando a equipe técnica do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.

Marcos Cartum

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), designer e especialista em Museologia. Foi professor de Estética do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP/São Carlos). Desde 2019 é diretor do Departamento dos Museus Municipais e do Museu da Cidade de São Paulo.

Marília Bonas

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), especialização em Especialização em Museologia pela Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012). Foi diretora do Museu da Imigração de São Paulo, coordenadora técnica do Memorial da Resistência de São Paulo e atualmente é diretora do IDBrasil, organização sicial gestora dos Museus do Futebol e da Língua Portuguesa.

Marly Rodrigues

Doutora em História pela Unicamp, com especialização em patrimônio cultural no ICCROM – Unesco, Roma, Dedica-se ao estudo das relações entre história, memória e patrimônio cultural. Atuou nas áreas de ensino e edição; permanece atuando na área de pesquisa. Foi docente do Curso de Arquitetura da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP (1998-2008); técnica do Serviço Técnico de Conservação e Restauro – Condephaat (1982-2007); dirigiu o Serviço de Pesquisa e Tombamento do Departamento de Patrimônio Histórico, SMC-PMSP (1999-2000); foi diretora técnica do GEI-UPPH/Conselho de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo – Condephaat (2007-2009) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN/São Paulo (2009-2010). Desde 1999 é diretora de Memórias Assessoria e Projetos, prestando serviços de pesquisa, consultoria e assessoria para empresas e instituições públicas e privadas.

Maurício Rafael

Museólogo e gestor cultural. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em História e Cultura no Brasil pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (SESC/SP). Possui, ainda, graduação em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). Foi coordenador editorial da Coleção Estudos Museológicos, publicação anual da FCC Edições (2012 até 2015) e editou a 3ª edição do Guia de Museus de Santa Catarina (2014). De 2011 até 2015 foi coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), setor da FCC responsável pela articulação, qualificação, cooperação e sistematização de políticas públicas para os museus catarinenses. Atualmente é Supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade São Paulo (MCSP), instituição que congrega 13 espaços históricos, distribuídos pelo território da capital paulista. Responsável técnico pelo gerenciamento de todas as coleções pertencentes ao acervo museológico dessa instituição.

Natália Godinho

Graduada em História, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade de São Paulo. Técnica em Museologia, pelo Centro Paula Souza. Desenvolveu trabalhos de pesquisa e organização de acervos. Atualmente é coordenadora adjunta do Núcleo Educativo do Museu da cidade de São Paulo