QUEM SOMOS

O Museu da Cidade de São Paulo é uma rede de casas históricas, construídas entre os séculos 17 ao 20 e distribuídas nas várias regiões da cidade que representam remanescentes da ocupação da área rural e urbana da Cidade de São Paulo.

Criado em 1993 e hoje administrado pelo Departamento de Museus da Secretaria Municipal de Cultura, é formado por 12 unidades além de manter a guarda da OCA e do Pavilhão das Culturas no Parque do Ibirapuera. São elas: Beco do Pinto, Casa da Imagem, Capela do Morumbi, Casa Bandeirante, Casa do Grito, Casa do Tatuapé, Casa do Sítio da Ressaca, Casa Sertanista, Chácara Lane, Cripta Imperial, Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos.

O projeto para o Museu da Cidade de São Paulo revela um percurso unificado para suas unidades, que deverão constituir as estruturas matriciais do Sistema Municipal de Museus.