DIÁLOGOS NO MUSEU DA CIDADE | A FORMAÇÃO DO ACERVO INSTITUCIONAL DO MUSEU DA CIDADE | 20.08.2019

A Formação do acervo institucional do Museu da Cidade

Dando sequência à nossa programação, inaugurada em 16 de abril de 2019, apresentamos o terceiro evento da série O Museu da Cidade: história, acervos e território, que abordará três dos cinco acervos operacionais do Museu da Cidade de São Paulo: fotográfico, arquitetônico e bens móveis. A proposta da ação, além de apresentar e contextualizar historicamente a formação desses acervos é propor reflexões sobre a memória (presença e invisibilidades) do território paulistano a partir da interlocução entre essas coleções.

 PROGRAMA 20/08/2019

9h           Credenciamento (inscrições no dia do evento, por ordem de chegada).

9h45      Abertura            

10h        Painel 1: O Departamento de Cultura e a formação da coleção fotográfica do Museu da Cidade

A criação da Divisão de Documentação Histórica e Social em 1935 bem como a consolidação do Departamento de Cultura em 1936 trouxe, ao Município de São Paulo o recebimento de acervos e consequentemente sua salvaguarda, bem como novas possibilidades culturais acerca da cidade, sua memória e seus territórios. Desde o Departamento de Cultura até os dias de hoje, o Museu da Cidade de São Paulo possui um acervo fotográfico de grande valor histórico e documental, que retrata predominantemente a cidade de São Paulo e suas transformações urbanas nos últimos 150 anos. O painel pretende apresentar e discutir o perfil desse acervo.

Palestrantes:     – Walter Pires (Arquiteto do Departamento do Patrimônio Histórico – DPH/SMC)

– João de Pontes Junior (Bibliotecário do Museu da Cidade de São Paulo – DMU/SMC)

Mediação:          – Vera Lúcia Cardim (Socióloga, especialista em Museologia e servidora aposentada da Secretaria Municipal de Cultura)

11h30    Debate

12h        Almoço e visitas mediadas às exposições do Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto e Casa da Imagem  

14h        Painel 2: O IV Centenário e a Formação das coleções de bens móveis e arquitetônicas

As comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de São Paulo (1954) trouxeram inúmeras reverberações, dentre elas, a restauração da Casa do Bandeirante, localizada no bairro do Butantã com o propósito de reafirmar o possível protagonismo paulista na história do país. Hoje, essa edificação pertence coleção arquitetônica do Museu da Cidade. O painel, portanto objetiva discutir aspectos sobre a formação do acervo arquitetônico em consonância com a aquisição de mobiliários e alfaias coletados nas fazendas do interior de São Paulo e Minas Gerais no intuito de criar ambientações para essas casas históricas no contexto do IV Centenário.

Palestrantes:     – Rosaelena Scarpeline (Bibliotecária, Doutoranda em História da Arte IFCH-Unicamp, ex-Diretora da Biblioteca do CMU)

Regina Helena Vieira dos Santos (Arquiteta  do Museu da Cidade de São Paulo – São Paulo – DMU/SMC)

Mediação:          –Vera Toledo Piza (Museóloga do Centro Cultural São Paulo – CCSP/SMC)

15h30    Debate               

16h        Visita mediada com a curadora Gabriela Rios à exposição “Do Cenário ao Museu”.

A mostra reflete a formação do acervo de bens móveis do Museu da Cidade, no contexto histórico do restauro da Casa do Bandeirante e das festividades do IV Centenário de São Paulo (1954).

17h        Encerramento

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SÉRIE HISTÓRICA

O MUSEU DA CIDADE: HISTÓRIA, ACERVOS E TERRITÓRIO

 16 e 17 de abril                 O Museu da Cidade e a representação do território

                                               Percurso institucional, desafios de gestão de acervos e ações extramuros

18 de junho                       A cidade como acervo operacional

Memória social, políticas de patrimônio e planejamento urbano

Lugares de memórias difíceis e narrativas periféricas

20 de agosto                     A Formação do acervo institucional do Museu da Cidade

O Departamento de Cultura e a formação da coleção fotográfica

O IV Centenário e a Formação das coleções de bens móveis e arquitetônicas

22 de outubro                  Entre o tangível e o intangível (desenvolver)

A formação do acervo documental e de história oral

10 de dezembro              O Educativo do Museu da Cidade (em desenvolvimento)

Origens e desafios contemporâneos

 

O PROJETO DIÁLOGOS NO MUSEU DA CIDADE

Lançado em abril de 2019, o projeto Diálogos no Museu da Cidade foi estruturado a partir de curadoria compartilhada entre os setores da Museologia, Curadoria, Educativo e Arquitetura do museu com o objetivo de apresentar a sua história institucional e, sobretudo, destacar o seu papel social como espaço público privilegiado para as necessárias reflexões sobre as dinâmicas culturais e sociais da cidade de São Paulo.

Nesse sentido, o projeto Diálogos no Museu articula as diferentes ações culturais em desenvolvimento no âmbito do Museu, buscando estruturar as ações curatoriais; oferecer suporte à produção de conteúdo para as futuras exposições; promover a reflexão sobre as exposições em cartaz; desenvolver ações extramuros da instituição (expedições, exposições, caminhadas, dentre outros); estimular a pesquisa acadêmica, interna e externa, a partir dos seus acervos institucionais; e promover a aproximação do museu com as comunidades acadêmica e museológica e a população da cidade sobre a qual a instituição atua, de modo a exercer todo o seu potencial institucional no processo contínuo e dinâmico de construção da cidade física e simbólica.