Casas Sertanista e Bandeirante recebem programação infantil e de música instrumental todos os sábados

Novo projeto “Sábado no Museu” estreia 18 de agosto

Você sabia que o Museu da Cidade é uma rede de 12 casas históricas espalhadas por várias regiões de São Paulo? Construídas entre os séculos 17 e 19, foram residência de fazendeiros, tropeiros, nobres e, algumas delas, serviram de hospedagem para aqueles que passavam por esses locais. Após terem sido adquiridas pela Secretaria Municipal de Cultura, as unidades, tombadas pelo patrimônio, passaram a receber visitação pública.

Agora, para aproximar ainda mais a população desses bens culturais, criando o hábito de frequentá-los especialmente nos fins de semana, as Casas Bandeirante e Sertanista abrem suas portas para um novo projeto: Sábado no Museu. A partir do dia 18 de agosto, shows de músicas instrumentais e espetáculos infantis chegam a esses dois espaços, sempre aos sábados.

Atrações infantis na Casa do Sertanista

Com programação voltada para o público infanto-juvenil, a primeira atração da Casa Sertanista, que acontece no dia 18, é o espetáculo de palhaçaria “Deisespera”, do Grupo Ares. Inspirado nas apresentações de antigos Cabarés e mesclando diferentes técnicas circenses com muito humor, os múltiplos personagens tentam desvendar o segredo da personagem Deise.

No dia 25, o espetáculo “O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes” traz os clássicos personagens circenses, como o Mágico Misterioso, o Domador e o seu Leão Feroz, o Homem-bala e uma dupla de ajudantes de palco. A apresentação conta a história de um rapaz que está à procura de emprego. Encantado pelos artistas do picadeiro, ele passa a fazer parte da trupe.

Música instrumental na Casa do Bandeirante

Aproveitando a área verde externa da Casa Bandeirante, que remete a um clima sertanejo e regional, a programação é voltada para apresentações de música. O grupo “Choro em Linha de Passe” se apresenta no dia 18, trazendo clássicos como Lamento, de Pixinguinha; Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim; e Tico-Tico no Fubá, de Zequinha Abreu.

No dia 25, a Casa recebe o violonista Zezo Ribeiro, tocando obras autorais influenciadas pelas músicas erudita e flamenca, além da mistura entre jazz, rock e pop.

Por Juliana Pithon

Serviço:

Casa Bandeirante | Praça Monteiro Lobato, s/nº – Butantã. Zona Oeste | tel.: 3031-0920.| Dias 18 e 25, 11h
Casa Sertanista. | Pça Dr. Ênio Barbato, s/nº, Caxingui. Zona Oeste. | tel. 3726-6348 | Dias 18 e 25, 14h