Inauguram neste sábado 27/04, simultaneamente, no Itaú Cultural às 11h, e no Museu Lasar Segall às 15h, exposições sobre o arquiteto ucraniano GREGORI WARCHAVCHIK, pioneiro em construções modernistas no Brasil, reunindo projetos, mobiliário, entrevistas, e fotos, com curadoria da equipe Itaú Cultural, co-curadoria e idealização de Silvia Segall.

Fazendo parte de um projeto da co-curadora, o Museu da Cidade de São Paulo, em sintonia com as exposições, inaugurará, também neste sábado 27/04 às 13h, com apresentação do Maestro João Carlos Martins e do Tenor Jean William, uma mostra sobre a CASA MODERNISTA, com fotografias antigas do interior e exterior, mobiliário e maquete.

Sobre a Casa Modernista
Projetada em 1927 para abrigar a residência do arquiteto Gregori Warchavchik, recém-casado com Mina Klabin, filha de um grande industrial paulistano, a casa gerou forte impacto nos círculos intelectuais e na opinião pública em geral. Além da edificação, mereceu destaque o jardim, projetado por Mina Klabin, devido ao uso pioneiro de espécies tropicais. A família reside ali até meados dos anos 1970, quando decide vender a propriedade. A casa foi considerada como patrimônio cultural e histórico, tombada, a partir de 1984 pelas esferas Federal, Estadual e Municipal, devido à sua importância histórica, artística, arquitetônica e cultural. Atualmente integra o Museu da Cidade de São Paulo.

Esperamos você!

Casa Modernista
Rua Santa Cruz, 325
CEP 04121-000 – Vila Mariana
São Paulo -SP
Telefone : 5083-3232

Abertura: 27 de abril de 2019
De terça a domingo das 09h às 17h
Contato: museudacidade@prefeitura.sp.gov.br
Serviço educativo disponível: educativomuseudacidade@gmail.com
Foto: Fábio Cintra

#museudacidadesp #museu #exposicao #casamodernista #culturasp #vilamariana #artesvisuais #arquitetura

One thought on “Casa Modernista recebe exposição “CASA MODERNISTA – Gregori Warchavchik” sobre sua história

1. Bom dia. Estive ontem na casa da rua Santa Cruz e fiquei decepcionada com o mal estado de conservação da casa.
    Um local tão importante na história e tão abandonado, tão mal aproveitado, mal exposto.
    Estive em algumas casas de arquitetos pelo mundo, como de Sonneveld em Rotterdam , Barragan na Cidade do México e todas maravilhosamente restauradas, inclusive decoradas com os móveis da época. A entrada é paga e vale cada centavo!
    Por favor, não deixem essa casa se destruir!

Comments are closed.